O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) apresenta na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 29, o “Relatório sobre a dignidade humana e a paz no Brasil 2003”. Na sexta-feira, 31, o documento será mostrado na reunião da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Respeito foi o termo mais associado à dignidade pela maioria das pessoas entrevistadas, entre maio e junho deste ano. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas, maiores de 16 anos, de diferentes classes sociais, em três capitais brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
A pesquisa teve por objetivo identificar o que os brasileiros entendem por dignidade, levantar que atitudes tomam em casos de desrespeito e como agem em sua defesa. O relatório apresenta um índice de indignação da população e um indicador da percepção do desrespeito à dignidade humana no Brasil.
O levantamento mostrou que metade das pessoas ouvidas acha difícil explicar o que significa dignidade humana, mas boa parte sabe dar exemplos de situações onde ela não está presente. Entre as mais citadas estão maus tratos a pessoas idosas, preconceito de raça, de classe e a violência.
Fonte: ALC/Notícias IECLB