As celebrações pelo 70º aniversário, iniciadas durante a semana de oração pela unidade dos cristãos, tiveram várias etapas, alcançando seu ápice com a visita do Papa Francisco à sede do Wcc em Genebra, na Suíça, em junho passado.
“Os jovens desempenharam um papel crucial no movimento ecumênico desde antes de 1948”; por isso será exatamente uma peregrinação de jovens que abrirá na Holanda os festejos pelos 70 anos do Conselho Mundial de Igrejas (World Council of Churcens - WCC), organismo que reúne cerca de trezentas e cinquenta igrejas e comunidades eclesiais e que propriamente em Amsterdã, em 1948, deu os primeiros passos.
Peregrinação de testemunho ecumênico pela Holanda
Representante do Conselho ecumênico de Igrejas, Joy Eva Algodon Bohol, metodista, explica que desta terça até quinta-feira, dias 21 a 23 de agosto, um grupo de jovens cristãos holandeses, junto a outros coetâneos provenientes de vários países (da Coreia do Sul à Colômbia, de Gana à Grécia), realiza um caminho de testemunho ecumênico pelo território holandês.
A peregrinação juvenil foi promovida em vista de uma série de eventos programados para a quinta-feira (23/08) em Amsterdã. A capital holandesa acolhe um simpósio, uma manifestação pela paz e uma oração em Nieuwe Kerk, o templo protestante, hoje igreja nacional, lugar onde nasceu o Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Distanciar-se, sonhar, seguir adiante
Juntos, os jovens discutirão o que significa ser pessoas de fé e o que significa ser ecumênicos nos vários contextos do mundo. Entre as palavras-chave da peregrinação encontram-se “distanciar-se”, “sonhar”, “seguir adiante”, que nas expectativas do coordenador da peregrinação, Hanneke van den Biggelaar, deveriam dar espaço às várias perspectivas da vida contadas pelos participantes.
Os jovens se encontrarão, ouvirão e dialogarão com expoentes do caminho ecumênico do mundo inteiro para conhecer os desafios que os cristãos enfrentam hoje.
Entre os convidados e relatores figuram Mathilde Sabbagh, do Sínodo evangélico nacional da Síria e Líbano, um pastor de Al-Hassakeh, no norte da Síria – área continuamente ameaçada pelo chamado estado islâmico –, e Mpho Tutu, da África do Sul, diretor executivo da Fundação Desmond e Leah Tutu.
Visita do Papa à sede do CMI em junho passado
As celebrações pelo 70º aniversário – oficialmente anunciadas pelo secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas, o pastor luterano Olav Fykse Tveit, em janeiro passado na igreja metodista Chongwenmen de Pequim, e iniciadas durante a semana de oração pela unidade dos cristãos, já tiveram várias etapas, alcançando seu ápice com a visita realizada pelo Papa Francisco à sede do Wcc em Genebra, na Suíça, em 21 de junho passado.
(L'Osservatore Romano)