Aconteceu em Alta Floresta (Rondônia) o Curso do Projeto de Mediação de Mediação de Conflitos denominado de ESPERE (ESCOLAS DE PERDÃO E RECONCILIAÇÃO).
As ESPERE foram desenvolvidas com base em um processo para expressar as situações vividas e de autorreflexão com as orientações da “Fundación para la Reconciliación, da cidade de Bogotá, na Colômbia. Este projeto tem o interesse de trabalhar o bem estar das pessoas e das comunidades, ensinando-os a lidar suas raivas, rancores e desejos de vingança.
Para alcançar a Paz e o perdão se faz necessário ultrapassar a RAIVA e RANCOR. O maior motivo para perdoar é que precisamos nos libertar dos efeitos da raiva e do rancor que nos acorrentam. Ao que parece, estas duas emoções são as que mais fazem com que o perdão seja um desafio e uma boa oportunidade para aqueles que desejam uma paz maior.
O perdão é uma forma de vida que nos converte gradualmente de vítimas das nossas raivas, medos, desejos de vingança. O perdão é uma forma sempre honesta de se relacionar, por isso, nos permite fazer as coisas bem feitas. Não estamos dependentes das situações não resolvidas de conflito.
O Curso foi oferecido pela Paróquia Católica de Alta Floresta e contou com a participação da Paróquia Luterana. Somos imensamente gratos aos nossos irmãos e irmãs por esta rica oportunidade de caminhada ecumênica também no trabalho de formação de lideranças.
O acessor do curso, o Padre José Boeing frisou: “Lembre-se sempre que “SEM PERDÃO NÃO HÁ FUTURO”, nem para mim, nem para você, nem para ninguém.
Pastor Marcelo Peter, Luterano, IECLB
Padre Irineu Kidoss, Católico, Verbo Divino