Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Israel Felipe Teixeira, Bacharel em Teologia, atuando na Paróquia Castelo Forte de Pinhais, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O tema da nossa reflexão de hoje é: fé e diálogo.
Quando lemos em 2 Samuel 22.3 – “O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro. Deus é o meu Salvador; ele me protege e me livra da violência”, entendemos que o nosso Deus é Todo Poderoso, assim como um escudo impenetrável, uma rocha inabalável, Ele protege os seus filhos e filhas dos males deste mundo.
Um dos nomes hebraicos utilizados para referir-se a Deus no Antigo Testamento é o “El Shaddai”, o qual é traduzido para nossas Bíblias em português como “Deus Todo Poderoso”. Porém, buscando uma tradução mais precisa e próxima da ideia original deste nome hebraico dado para Deus, temos a seguinte tradução: “Deus peitudo”.
Esse atributo “peitudo” parece bastante estranho, não é? Mas acreditem, ele possui um significado incrível! Um primeiro ponto a ser entendido é a relação deste atributo com a tradução comum “Todo Poderoso”. O atributo “peitudo” significa: aquele que possuí peito forte, musculoso, que é valente e enfrenta tudo o que está a sua frente. Ou seja, um Deus que é Todo Poderoso.
Mas além deste atributo de força e poder, o nome “Deus Peitudo” também possui forte relação com os peitos maternos. Neste sentido, o atributo “peitudo” vem a significar: aquele que nutre, supre, satisfaz, protege e cuida dos seus filhos e filhas.
Por isso podemos, assim como Davi, ter fé neste Deus que é Todo Poderoso. Ele é como uma rocha forte, nEle podemos nos esconder e encontrarmos abrigo. Como um escudo Ele nos protege e nos livra do mal que quer nos derrubar e nos destruir.
Por isso podemos, como irmãos e irmãs, unidos/as pela mesma fé em um só Deus, que é Todo Poderoso e Criador de todas as coisas, dialogar com o nosso próximo, com respeito, discernimento e boa conduta. No versículo é dito que Deus nos protege e nos livra da violência. Se Ele nos livra da violência, certamente não devemos promovê-la de modo algum, pelo contrário, nossas ações, palavras e pensamentos, fundamentados na fé em um único e Todo Poderoso Deus, devem promover o amor, a paz e o respeito.
E você? Se sente seguro e protegido por Deus? Consegue viver sua vida de forma calma e plena, tendo a certeza de que Deus cuida de ti e supre todas tuas necessidades? Como está a sua fé?
Oremos:
Senhor, nosso Deus, Todo Poderoso e Pai de amor, ajude-nos a ter mais fé. Ajude-nos a confiar mais em Ti e compreendermos que a Tua graça nos basta. Tu és o nosso refúgio, nossa rocha, nosso escudo. Um Deus Todo Poderoso que nunca abandona seus filhos e filhas. Nada pode nos separar do teu amor por nós e te somos gratos por isso. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.