Olá! A Palavra de Deus fala com você nesse tempo de Campanha da Fraternidade Ecumênica. Sou Irmã Raquel de Fátima Colet, Filha da Caridade de Foz do Iguaçu/PR, e hoje meditaremos juntos e juntas o texto de Filipenses 4.6: “Não vos inquieteis com nada, mas, em toda ocasião, pela oração e pela súplica acompanhadas de ação de graças, apresentai a Deus os vossos pedidos”. Aprendemos com Jesus a chamar Deus de Pai, o Abbá amoroso no qual depositamos nossa confiança mais sincera.
A oração confiante sustenta nossos passos cotidianos e nos recorda que, em todos os momentos, a Graça do Senhor nos acompanha. Ela não nos priva dos desafios e sofrimentos, mas nos abraça em consolo e fortaleza diante das adversidades. A oração é o diálogo fecundo que nos educa para a escuta afetiva e efetiva de Deus e da pessoa próxima.
Nesse tempo quaresmal, nós também oramos ao Abbá de Jesus e com Ele para que sejamos um, como Ele o é com o Pai (cf. Jo 17.21). Na gratidão pela comunhão que já possuímos em Cristo, nós oramos uns pelos outros, umas pelas outras, na acolhida generosa do chamado para tecermos a unidade como discípulas e discípulos de Jesus, em contrição pelas feridas e divisões que ainda marcam nossas travessias, em súplica para que sejamos instrumentos do diálogo em todos os lugares, junto às pessoas que o Senhor nos confiou para amar e cuidar.
Assim oramos: Bondoso Abbá, educa-nos para o diálogo amoroso que constrói pontes de encontro entre nós. Reveste-nos com teu cuidado que nos move ao amor-serviço.
Permaneçamos na paz! Sejamos instrumentos de paz!