Olá. A Palavra de Deus fala com você nesse tempo de Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Marcelo Hofstatter, pastor da IECLB, e atuo na Paróquia Curitiba Norte.
A Palavra bíblica que motiva nossa reflexão nesta noite é de Atos 4. 20, assim diz o texto: “Não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido”.
Querido irmão, querida irmã.
O livro dos Atos dos Apóstolos nos conta o início da Igreja de Cristo, todas as maravilhas e, também, desafios vividos por aqueles que pregavam e anunciavam a boa nova do Reino de Deus.
Milagres aconteceram, pessoas se converteram a Cristo, comunidades eram criadas e uma nova esperança enchia o coração das pessoas. Jesus Cristo era anunciado, seu amor e seu sacrifício redentor ofereciam paz e libertação.
Por outro lado, todas essas novidades, trazidas pelos apóstolos, incomodavam os poderosos e causavam escândalos aos olhos dos que tinham o poder. Daí as perseguições, os maus tratos e até a morte de muitos que trabalharam na missão de Jesus Cristo.
Na ocasião do nosso texto bíblico, Pedro e João estão diante de um conselho que deveria manter a ordem e a justiça. Este conselho não tem motivo para condena-los, mesmo querendo fazer isso, mas também teme que seus milagres e palavras façam com que mais pessoas se convertam a Cristo, por isso, ordenam para que Pedro e João parem de ensinar e não mais falem nada a respeito de Jesus.
A essa ordem, eles respondem que não podem fazer isso. Sua fidelidade a Cristo poderia lhes custar a vida, sua fé e dedicação à missão que Jesus lhes confiou poderia leva-los à morte. Mas, mesmo assim, eles decidem ser fiéis ao seu Senhor.
Quantas vezes somos tentados a negar Jesus Cristo, esconder nossa fé e abafar nossa voz profética. Somos ameaçados por pessoas ou sociedades que não tem mais valores e princípios cristãos de amor e paz. Tantas vezes nos calamos.
Pedro e João querem nos animar a não calar sobre Cristo e seu amor e anunciar a boa nova. Não deixemos de falar e nem de mostrar as maravilhas que Deus fez e faz por nós todos os dias. Sejamos firmes, corajosos e fiéis ao nosso Senhor.
Oremos: Querido Deus, pedimos teu cuidado e proteção quando enfrentamos perigos na missão. Ajuda-nos a sermos firmes e responsáveis no anuncio do Evangelho. E que teu Espírito guie nossos passos. Em nome de Jesus Cristo, amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa Paz: Do que estava dividido fez-se uma unidade.