Olá! A Palavra de Deus fala com você neste tempo de Campanha da Fraternidade Ecumênica. Sou Pastor Odair Braun, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema com sede em Curitiba e 1º Vice Presidente da IECLB. O texto bíblico para este momento é de 2 Coríntios 4.8-9 onde ouvimos a palavra de Deus dizer: Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos.
A palavra de 2 Co 4.8-9 descreve aquilo que muitas vezes sentimos e enfrentamos em nossos dia a dia. A vida é mercada por adversidades e a consequente necessidade de superação. Precisamos persistir e continuar. Neste caminho não estamos sozinhos.
Paulo, ao escrever a passagem em questão se encontrava em meio a uma realidade desafiadora. Sua vida era ameaçada. Sofria perseguição e muitas acusações. Até mesmo a prisão era uma ameaçada e realidade. Mas não desanimou. Não abandonou a confiança em Deus. Ele se mostra perseverante e com grande confiança. Ele reconhece que dificuldades se apresentam, mas reafirma que quando caminhamos em fé e confiança, na presença de Deus, não somos derrotados.
Paulo descreve a adversidade de experiências do dia a dia da vida. Ao traçar uma linha mostrando fraquezas, aflições e adversidades que às vezes se abatem sobre a jornada, simultaneamente faz um contraponto mostrando o que advêm a partir do poder de Deus. Ser atribulado não significa ser derrotado. Somos fracos, mas Deus é forte. Quando falhamos e fraquejamos, Deus caminha ao lado para reerguer e recolocar no caminho. Que possamos nos inspirar no exemplo de Paulo.
Oremos: Bondoso Deus! Fortalece nosso caminhar. Sustenta-nos nas aflições e angustias. Guarda-nos nesta nova semana de vida. Abençoa nossas atividades. Protege nossa família. Que em tudo possamos te servir e testemunhar. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 foi organizada pelo Conselho nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Temo como lema: Cristo é a nossa paz, do que era dividido fez uma unidade (Ef 2.14) e como tema: Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor.