“Deus nos criou à sua imagem e nos incumbiu de cuidar com responsabilidade de sua criação: devemos cultivá-la e protegê-la. Um enorme desafio.”
Assim inicia o documento aprovado pelo Conselho (Landessynode) da Igreja Evangélica Luterana na Baviera, apresentado por sua Presidente, Dra. Dorothea Deneke-Stoll, na Consulta entre IECLB e Igreja na Baviera, realizada nos dias 29/09 a 02/10/2009 em Vitória/ES. A Dra. Deneke-Stoll que também é Juíza titular na cidade de Ingolstadt, Alemanha destacou as iniciativas da Igreja na Baviera nos últimos 20 anos na área da preservação da criação, como a adaptação dos templos para a economia de energia. Mesmo assim essas iniciativas são insuficientes e muito mais precisa ser feito. O tempo urge, diz o documento. Nós cristãos somos encarregados por Deus com a responsabilidade pelo cuidado com o próximo e as futuras gerações. Temos que mudar nosso estilo de vida se quisermos responder positivamente à pergunta de nossos filhos sobre o que fizemos para evitar as catástrofes climáticas.
Mudanças são possíveis se muitas pessoas em muitos lugares derem pequenos. Mudanças são possíveis e começam com uma avaliação individual:
. de que modo estou disposto a mudar meu estilo de vida, assim que ele contribua para evitar a catástrofe climática?
. do que estou disposto a abrir mão?
. onde posso fortalecer economias regionais e com isto diminuir o transporte de mercadorias?
. em quais áreas posso diminuir o ritmo e exercer mais modéstia?
O documento do Conselho da Igreja na Baviera aposta que chances surjam em meio à crise. Deus ainda hoje conserva o mundo em suas mãos. Trata-se, portando, de uma chance que nós, como colaboradores de Deus, podemos aproveitar com esperança e confiança, apoiados pela confirmação de Deus de que ele cria coisas novas e nos incumbe de cuidá-las.