Estimadas irmãs!
Nós, mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, temos uma longa caminhada. Reunimo-nos continuamente em grupos em nossas comunidades, mas também em eventos paroquiais, sinodais e nacionais. Estamos sempre a caminho. Somos mulheres em movimento. Neste caminhar, sempre sob o Evangelho, damos vazão à nossa palavra, compartilhamos nossos sonhos, denunciamos os poderes que oprimem e geram sofrimento a qualquer pessoa, também à natureza. Cuidamos umas das outras e de nós mesmas.
Inspiradas na mística da celebração dos 500 anos, em março de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu, afirmamos todas juntas que somos contra a reforma da previdência. Afirmamos reiteradamente os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores através da expressão “nenhum direito a menos”. A vida das mulheres é dura demais, sofrida demais para retroceder em seus direitos. Ao contrário, queremos mais! Mais vida, mais segurança, mais liberdade, mais respeito, mais equidade, ... e a isso tudo chamamos JUSTIÇA DE GÊNERO.
Aproxima-se o Dia Mundial de Oração (DMO), celebrado sempre na primeira sexta-feira do mês de março. Trata-se de uma iniciativa das mulheres cristãs do mundo todo, também do Brasil. No âmbito brasileiro, nós mulheres luteranas temos feito história no tocante a esta celebração. Somos engajadas nesse projeto global, que sempre une oração e ação. Seguimos um primado da teologia luterana que afirma, que “devemos orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós”. (Martim Lutero)
Neste intuito, queremos convidar você, mulher, a novamente engajar-se no Dia Mundial de Oração. E queremos propor um “eco” a este dia. Convidamos para que, durante a semana do DMO, ou seja, da segunda-feira (26.02) até a sexta-feira (02.03), façamos uma oração individual, todos os dias, no horário das 21 horas. Estas orações individuais culminarão na grande celebração do DMO.
Oremos em favor da Vida das mulheres e para que a Graça Divina desfaça tudo o que a destrói. Oremos por nossa própria vida também. Oremos pela Paz e a Justiça. Oremos pelos direitos das meninas. Oremos para que possamos propor e agir pelo fim de toda e qualquer forma de violência contra mulheres e meninas. Oremos pela retomada da Soberania de nosso país. Oremos pela Política e pela Economia sanas e voltadas ao bem comum. Oremos por sustentabilidade.
Em nossas preces, tenhamos conosco uma pedra. Esta pedra, simbolizando todo o tipo de sofrimento que nos oprime e gera morte, nos acompanhará em cada oração, em cada dia, e será levada à celebração no Dia Mundial de Oração, sexta-feira, dia 02.03. Estaremos, assim, aliando a identificação de nossas dores com a rejeição do sofrimento imposto a nós e a todas as mulheres, em confiança a Deus, em comunhão sororal e em entrega de nosso discipulado de mulheres ao Amor Maior.
Em OrAÇÃO e AÇÃO seguiremos nossa caminhada, a qual deverá ser plena para todas nós.
(Pa. Dra. Rosane Pletsch e Pa. Dra. Mara Parlow)