Olá, a palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Vera Regina Waskow, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na paróquia Cristo Salvador em Curitiba. O tema de nossa reflexão é: silêncio de Deus e diálogo.
Prezado irmão, prezada irmã. Você já teve a sensação de que está sozinho e de que ninguém se importa justamente no momento mais difícil de sua vida? Aquela impressão de que justamente quem deveria ser importar não está nem ai? Nesta pandemia muitas vezes, certamente, já tivemos esta sensação. No evangelho previsto para este momento de reflexão temos uma situação parecida. Diz a palavra de Marcos 4.38: “Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram: Mestre! Nós vamos morrer! O Senhor não se importa com isso? A indagação é extremamente profunda. É questão de vida ou morte. E os discípulos têm a impressão de que aquele a quem eles depositavam a total esperança não se importa. Você já teve esta impressão nestes últimos tempos? Percebam que Jesus está no barco com eles. Ou seja, como poderia não se importar estando no barco? Outro detalhe importante a se observar é que Jesus está na parte detrás do barco, justamente o local da embarcação onde se encontra o leme. Lembrando que o leme é o dispositivo responsável por dar direção ao barco. Jesus está perto do leme, ele é o próprio leme, e, por isso, apesar da adversidade a embarcação alcançou o porto desejado. E você, consegue perceber este Deus que age silenciosamente em meio a tempestade?
Oração: Querido Deus, se as águas do mar da vida quiserem me afogar, não temerei, segurarei firme em tua mão e confiarei, pois, sei que ela me sustentará. Amém
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade e, como tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor.