Centenas de pessoas, segurando velas, iluminaram o centro de Porto Alegre durante a marcha pela Paz ontem, dia 21, à noite.
Organizada por igrejas locais, a caminhada reuniu dois prêmios Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel e Desmond Tutu que, com participantes da 9a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e integrantes de movimentos sociais, caminharam do largo Glênio Peres até a Praça da Matriz, próxima da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa fez parte do programa do CMI denominado Década para Superação da Violência.
A presidente do CMI pela América do Norte, Bernice Powell-Jackson, pediu a todos para assumirem um compromisso pelo fim da violência. Se não lutarmos pela paz, vamos ter que correr o risco de guerras, disse Prawate Khid-arn, da Conferência de Igrejas da Ásia. Israel Batista, do Conselho Latino-americano de Igrejas, falou sobre pobreza, injustiça e violência contra mulheres e crianças. Como podemos falar de paz frente a esta situação?, perguntou. Mesmo assim, precisamos continuar nossa luta pela não-violência.
Em seguida, o arcebispo católico de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, acendeu uma enorme vela, e logo outras velas foram acesas e distribuídas ao público. Representantes de diversas denominações religiosas oraram em conjunto, abençoando os presentes.
Em um mundo sacudido pela violência, pela guerra, pela fome e pela pobreza, estas luzes devem iluminar nosso caminho para a esperança, fortalecendo-nos na unidade ecumênica, disse Pérez Esquivel.
O arcebispo Desmond Tutu também falou: Nós temos um Deus extraordinário. Deus é um Deus poderoso, mas ele precisa de vocês. Quando alguém está faminto, o pão simplesmente não cai do céu. Quando Deus precisa alimentar os famintos, você e eu precisamos agir. E agora, Deus quer Paz para este mundo.
A resposta da multidão foi entusiástica. Dizemos 'Não' para a guerra e 'Sim' para a paz; 'Não' para a violência contra as mulheres; 'Não' para a violência contra o meio-ambiente. Tutu concluiu, dizendo: Vão então, todos vocês, representando nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
No final do evento, o coral da 9a Assembléia cantou Marchando na luz do Senhor, enquanto a movimentação se dispersava.