Luz nas trevas
Mensagem Natalina da Federação Luterana Mundial
“A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. (João 1.5)
Queridas amigas e queridos amigos:
Os saúdo com as palavras das Escrituras de João 1.5 que dizem: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”.
Uma vez mais, ao comemorar o Natal, saudamos com a frase Feliz Natal, inclusive sabendo que a vida está longe de ser feliz para grande quantidade de famílias, comunidades e países em todas as partes do mundo. Para muitas pessoas, este tempo pode estar marcado pelo ódio, a raiva e o medo. A vida de muitas delas pode estar cheia de decepção, solidão e tristeza profunda.
Em meio de tanto sofrimento e essa obscuridade, o evangelho oferece a esperança de “… luz nas trevas…”
Cristo é a luz que resplandece em meio a densa escuridão; uma luz que dissipa as trevas do coração humano trazendo vida e esperança. Luz do mundo, Jesus alimenta as pessoas famintas, liberta as que estão aprisionadas pelos demônios, cura as enfermas e ensina a Palavra de Deus a homens e mulheres. Ainda hoje, o texto sagrado reflete essa esperança: “aquele que me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Deus, que é misericordioso, segue enviando-nos essa luz que penetra e converte a nossa escuridão em dia.
Ao celebrar Natal, queridos amigos cristãos e queridas amigas cristãs, somos chamados a ser portadores e portadoras da luz redentora de Cristo, tarefa que pode significar enormes custos e sacrifícios. Não há dúvida alguma que o mundo tem necessidade urgente da luz transformadora de Deus nos tempos de fragmentação e injustiças descaradas.
Hoje o mundo se vê escurecido por forças que sufocam a vida, tais como a discriminação, a exclusão, o populismo, o racismo e a depravação humana. A manifestação destas forças pode levar as pessoas ao desalento e à dúvida em relação ao poder da luz de Cristo no nosso mundo.
Em meio a essas tensões, Natal nos recorda como Deus veio a nós com amor. Daí, ao invés de desesperarmos, aceitemos o convite de Cristo de ser agentes por meio de quem Deus expressa seu amor e compaixão incondicional pela humanidade.
Imaginem como seria diferente o mundo se cada um e cada uma de nós permitisse que a luz de Cristo resplandecesse em nossas vidas, nossas famílias e nossos entornos!
Que essa luz se acenda no coração de cada ser humano e em cada região da Terra. Que possa transformar corações de ódio e brutalidade em corações de amor. Que Deus nos conceda a graça de ser mãos e pés de Cristo para fazer com que a luz seja visível e transformadora para outras pessoas.
Deixemos que a Luz entre em nosso coração através da fé e resplandeça em meio a escuridão deste mundo.
Feliz Natal!
Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa
Presidente da Federação Luterana Mundial