Acompanhando o terrível conflito armado que está acontecendo no Oriente Médio, particularmente no Líbano, a nossa Igreja se junta aos organismos ecumênicos e confessionais internacionais, como a Federação Luterana Mundial (FLM) e o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) no pedido de “orar, ajudar e proclamar”.
Em carta envaida aos obreiros/as e comunidades na tarde de hoje o Pastor Presidente, Walter Altmann falou de cada uma destas ações.
Na intenção de ajudar a população do Líbano, a IECLB está se juntando ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC), que junto com outras entidades da sociedade civil, está respondendo a um apelo do próprio Governo Brasileiro e da Embaixada do Líbano, e organizando uma campanha de ajuda humanitária, que inclui o recebimento de donativos através de conta bancária específica: Salve o Líbano, Banco do Brasil, agência 1606-3, conta corrente 200.004-0.
Sobre o “proclamar”, Altmann relatou que os líderes da Federação Luterana Mundial (FLM), da Aliança Mundial de Igrejas Reformadas (WARC, segundo a sigla em inglês) e do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) emitiram um apelo conjunto, conclamando Israel e o Hezbollah “a pôr um fim às batalhas no Líbano” e os Estados Unidos, a União Européia e os Estados Árabes a “exercer sua influência para atingir esse fim”.
Já no diz respeito ao “orar” o pastor presidente de nossa Igreja sugere que no momento de intercessão nos cultos, seja incluído um pedido em prol da paz no Oriente Médio. “A intercessão pode incluir a petição a) por um cessar fogo, b) por atos de compaixão e solidariedade em favor das vítimas, em particular a população civil, c) por uma paz duradoura no Oriente Médio, d) pela convivência pacífica entre cristãos, judeus e muçulmanos.” - lembra Altmann que também agradece se as comunidades informarem sobre as iniciativas tomadas em prol desta causa.