Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Roana Clara Gums pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e trabalho na Comunidade Concórdia em São José dos Pinhais. O tema da nossa reflexão de hoje é: prudência e diálogo.
Quando lemos em Josué 1.9 “Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”
Entendemos que a promessa de Deus é estar conosco, em qualquer lugar e circunstância, e que por isso não precisamos ter medo!
Você já passou por alguma experiência que lhe exigiu bastante coragem? Existem situações na vida que exigem de nós um tanto de força e de coragem para enfrenta-las.
Deus deu a Josué a difícil tarefa de conquistar e repartir a terra que foi prometida a Israel. Grande tarefa que exigiu grande dose de coragem. Porém, também os pequenos desafios do dia a dia exigem de nós coragem e força.
Coragem é aquela força que toca a gente para frente, que nos ajuda a seguir adiante. E se engana quem pensa que coragem é ausência de medo. Existe uma frase conhecida que diz: vai, e se der medo, vai com medo mesmo.
O medo faz parte da vida, nos ajuda a sermos prudentes e a não agirmos por impulso, nos ajuda a discernir.
Para nós, pessoas cristãs, coragem é seguir adiante, mesmo estando com medo, confiantes que Deus está conosco e que Ele nos concederá o ânimo e a força necessários para enfrentar as batalhas da vida.
Por isso, neste tempo em que estamos cercados por coisas que nos ameaçam a vida e nos causam medo, é importante lembrarmos desta presença encorajadora e fortalecedora de Deus em nossas vidas.
Deus está dizendo para mim e para você: Vai. E se der medo, lembre-se que estou contigo.
Que Deus nos conceda coragem de buscar pontes de diálogo que nos unam na busca por paz e vida digna. Amém!
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.