Em carta de agradecimento dirigida, na terça-feira, 27, às igrejas da América Latina por terem acolhido a IX Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reunida em fevereiro, em Porto Alegre, o secretário geral do organismo ecumênico, pastor metodista Samuel Kobia, reportou-se ao evento como uma verdadeira festa da vida.
As igrejas mostraram por onde caminha Deus na América Latina e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), como anfitriões, fizeram que todos e todas nos sentíssemos em casa, escreveu Kobia. Na carta, o secretário geral agradeceu a Deus por possibilitar a realização da Assembléia em solo latino-americano.
Nas orações matutinas e do final do dia, nos estudos bíblicos, nas conversações ecumênicas, no trabalho dos comitês, nas plenárias e no Mutirão (oficinas de partilha e intercâmbio de idéias, propostas e ações) os delegados e convidados à IX Assembléia puderam sentir o vento do Espírito acompanhando a reflexão sobre os desafios ao movimento ecumênico no presente e as melhores formas de respondê-los.
Na carta, Kobia refere-se às centenas de mensagens que recebeu depois de fevereiro, destacando o esforço das igrejas latino-americanas em acolher o evento, seus delegados e convidados, oferecendo o melhor de si para que o encontro fosse uma profunda experiência da graça de Deus que transforma o mundo.
O secretário-geral do CMI também lembrou a Década para a Superação da Violência, que, em 2006, tem a América Latina como foco, com o mote ... E contudo buscamos a paz, tema central do CLAI para os próximos dez anos, frisando as muitas atividades preparadas pelas igrejas na região, que contribuem, assim, para a implantação de uma cultura de paz.
Quero alentar vocês a continuarem nesse compromisso por construir uma América Latina reconciliada e em paz, desejou Kobia. Ele está convicto de que a Assembléia do CLAI, agendada para fevereiro de 2007, oferecerá um bom espaço para continuar a festa da vida.
A IX Assembléia, realizada em Porto Alegre de 14 a 23 de fevereiro, reuniu representantes de 348 igrejas filiadas ao CMI, das famílias protestante, ortodoxa e anglicana, procedentes de 110 países, sob o tema Deus, em tua graça, transforma o mundo.
Fonte: ALC Notícias