O último dia do intercâmbio Nordfriesland – Vale do Itajaí foi marcado por uma celebração entre hospedeiros e hospedados com a Comunidade Luterana de Bredstedt/Alemanha, no domingo, 22 de setembro, na Igreja de St. Nicolau. A liturgia foi preparada em conjunto e contou com a participação do coro local.
O grupo apresentou uma pantomima sobre a parábola do Bom Samaritano e a pregação foi dirigida pela pastora local, Wiltraud Schuchardt, com a inserção dos brasileiros sobre as impressões em relação aos temas propostos no intercâmbio, principalmente no que diz respeito ao cuidado e ao amor ao próximo, tema deste culto. A oferta foi destinada para instalação de placas fotovoltaicas no Centro de Eventos Rodeio 12 e somou 200 euros.
No Brasil, uma celebração também aconteceu na Comunidade da Itoupava Baixa, em Blumenau/SC, dirigida pelo pastor Norival Müller, marcando a parceria entre os sínodos. Na oportunidade, o grupo brasileiro enviou um vídeo com uma mensagem do pastor sinodal Guilherme Lieven; do coordenador brasileiro da parceria, Sigfrid Baade; e do coordenador alemão da parceria, Karsten Wolf.
Na parte da tarde, em Niebüll, a Pröpstin (pastora sinodal local) Annegret Wegner-Braun coordenou uma avaliação do programa. Tanto o grupo alemão que preparou os temas quanto o brasileiro fizeram observações muito positivas. Em relação aos temas Teologia Pública, Administração Eclesiástica e Trabalho Comunitário, Karsten destacou que de forma recíproca se compartilharam experiências. Isto aconteceu em diversos momentos, não só nas atividades formais, mas nas rodas de conversas também. A pastora Gabrielly Ramlow Allende, da Paróquia de Badenfurt, em Blumenau/SC, destacou o programa da pastoral com os turistas. Expressou a importância de falar sobre a fé quando as pessoas estão em férias o que as torna mais acessíveis.
O pastor Sigfrid destacou a importância de viver o dia a dia da região, não só como turista, mas como alguém que se coloca no lugar. Agradeceu pela confiança e abertura dos grupos. Mencionou a motivação em levar ideias e impulsos e vice-versa. O pastor sinodal Guilherme Lieven avaliou que foi uma oportunidade de troca mútua. Todos caminharam em conjunto. Na continuidade desta parceria não se pode perder este método. Disse que o grupo fará a diferença no Sínodo nos próximos anos. “Como é bonito dizer que tudo isto foi um presente de Deus”.
O programa aconteceu entre os dias 10 e 22 de setembro, no Kirchenkreiss Nordfriesland, na Igreja do Norte da Alemanha, com um grupo brasileiro representado pelo pastor sinodal Guilherme Lieven; presidente da Assembleia, Cristian Fuchs; pastores Sigfrid Baade e Hilton Jair Gorris; pastora Gabrielly Ramlow Allende; jornalista Tobias Mathies e musicista Larissa Cristine Staack.