Os Jovens do Sínodo Paranapanema chegaram em Frankfurt no dia 28 de julho para um intercâmbio com jovens de Ingolstadt. Todos bem e muito felizes. Que a benção de Deus seja com todo o grupo. O primeiro dia dos Jovens do Sínodo Paranapanema em Ingolstadt foi de integração entre os dois grupos. Jogos, brincadeiras e dinâmicas ajudaram no conhecimento mútuo e no estabelecimento de relações de amizade.
Ao final de domingo celebração do culto de boas vindas com a presença dos decanos do Decanato de Ingolstadt e do Pastor Vitor Linn e estudante de Teologia da EST em intercâmbio em Neuendetelsau, Lucas. Em mais um dia de atividades entre os jovens da Alemanha e do Brasil, foi proporcionado atividade visando promover o trabalho em equipe. A atividade da quarta feira consistiu num passeio de canoa ao longo de 15 km. Grupos divididos por nação, se descobriu o ritmo e o compasso das remadas, mesmo com a dificuldade da língua. A noite celebração conduzida pelo grupo da Alemanha, no qual os barcos dos nossos sonhos e clamores a Deus foram colocados sobre a água.
A segunda feira, 6/08 foi de muita reflexão. Na parte da manhã o grupo de jovens do Brasil apresentou perspectivas e historico das religiões no Brasil, tema já apresentado pelo grupo da Alemanha na semana anterior. Na continuidade o grupo da Alemanha expôs a estrutura e funcionamento do modelo político alemão e o grupo brasileiro mostrou a estrutura e funcionamento do parlamento do Brasil, a diversidade de partidos políticos, bem como mostrou a organização do modelo de educação e cultura no Brasil. Nesta apresentação agregou informações sobre a realidade política e social do Brasil. Na parte da tarde teve um diálogo com o representante de Ingolstadt no Parlamento em Berlim, Senhor Reinhardt Brandel do partido CSU. Após exposição de como o mesmo trabalha no parlamento e suas ênfases, os dois grupos tiveram diálogo com o mesmo, formulando perguntas e questionando suas ações. Da parte do grupo brasileiro surgiram perguntas relacionadas a estrutura de trabalho e salário de um parlamentar na Alemanha, fazendo-o em comparação ao Brasil. Também surgiram perguntas sobre o pensamento do mesmo em relação ao Brasil e o momento vivido pelo país. Da parte do grupo da Alemanha as perguntas ficaram em torno da política de imigração em vista do grande número de exilados que chegam ao país.