No mês de outubro, a delegação sinodal composta por lideranças das comunidades do Vale do Itajaí, teve a oportunidade de vivenciar, pela segunda vez, o dia-a-dia do Sínodo de Husum-Bredstedt, na Igreja Territorial de Hamburgo, na Alemanha. O intercâmbio foi dividido em três momentos. No primeiro, a visitação às instituições e a área de formação foram ricamente exploradas pela equipe. Depois, o grupo se dividiu em três equipes e ficou durante uma semana em uma comunidade, com o objetivo de estreitar relações com lideranças comunitárias. No último passo, a delegação se encontrou novamente para a avaliação e construção de perspectivas na continuidade da parceria.
“Nesta visita recebemos muitos impulsos e trouxemos muitas novas idéias que podem ser implementadas no Brasil. Criou-se um clima de credibilidade, de confiabilidade e, sobretudo, o nosso ser Igreja aqui no Sínodo se tornou visível para os nossos parceiros”, comemora a pastora sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Mariane Beyer Ehrat.
Dentre as atividades realizadas podem-se destacar: o conhecimento do processo de fusão de sínodos e a reestruturação das igrejas no país Europeu; o encontro de mulheres; a visita ao Instituto de Imigração; a programação do “Igreja nas Férias”; o programa de missão nas estações de trem; além de visitas às instituições diaconais que trabalham com aconselhamento, pessoas desempregadas; pessoas com deficiência, idosos e necessitados.
Para a presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira, esta foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento de igreja no mundo. “Vemos um esforço muito grande de obreiros e lideranças para trazer novidades, mas as pessoas não querem mais participar ativamente da vida comunitária. A igreja alemã está buscando novas formas de envolver e comprometer mais pessoas”.
No próximo ano, duas pessoas com formação na área de qualificação de obreiros e lideranças virão ao Brasil para ministrar um curso aos pastores sinodais. E, em 2009 uma nova delegação, só que desta vez composta por alemães, visitam o Sínodo Vale do Itajaí.
Em 2004, foi dado início ao primeiro passo para consolidação desta integração, quando, a primeira delegação foi à Alemanha. Dois anos depois foi a vez dos alemães conhecerem o Vale do Itajaí. Esta foi a segunda comitiva a participar deste programa, composta pela pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat, pastor Cláudio Scheffer (Brusque), pastor Aldo Beskow (Pomerode), diácono Clauder Geike (Timbó), Léa Stange de Oliveira (presidente do Conselho Sinodal), Mirna Bruns (trabalho com pessoas com deficiência), Senita Zeplin (Pomerode) e Helga Bartel (Timbó).
Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br