A Paróquia Matriz, que também abriga a sede nacional da IECLB, abriu suas portas para receber mais de 400 pessoas, dos cinco continentes no dia 26, num encontro que abriu oficialmente o Fórum Social Mundial para o mundo ecumênico. A reunião foi promovida pela Coalizão Ecumênica Internacional, integrada pelo Conselho Mundial de Igrejas, Federação Luterana Mundial – e conseqüentemente a IECLB, a Cáritas Internacional, Cooperação Internacional para Desenvolvimento e Solidariedade (sigla em inglês CIDSE), YMCA, YWCA, WCSF, Aliança Nacional de Crianças (sigla em inglês NCA), Fórum Ecumênico no Brasil (FE-Brasil), Associação de Organizações de Desenvolvimento relacionadas ao Conselho Mundial de Igrejas na Europa (Aprodev) e outras organizações ecumênicas internacionais.
Durante duas horas, ouviu-se falar em diversas línguas. As delegações se apresentaram e receberam informações sobre a cidade de Porto Alegre e sobre o próprio Fórum Social Mundial. O pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, recebeu a todos, desejando uma excelente estada durante o tempo no Brasil.
Por volta das 16 horas, os presentes começaram uma concentração na frente da igreja, junto com participantes de movimentos sociais e de instituições parceiras da IECLB e da Fundação Luterana de Diaconia. Às 17 horas o grupo partiu em direção ao largo Glênio Peres, para juntar-se à Caminhada pela Paz do Fórum Social Mundial.
Caminhada pela Paz – A caminhada reuniu cerca de 200 mil integrantes – conforme dados oficiais – e abriu a quinta edição do Fórum Social Mundial no final da tarde de quarta-feira, dia 26. O FSM, que retornou mais uma vez a Porto Alegre, prevê a realização de 2 mil atividades promovidas por 5,7 mil organizações, redes e movimentos sociais de 122 países. Entre 120 mil a 150 mil pessoas devem participar do grande encontro internacional.
Os dados foram revelados pelo Comitê Organizador Brasileiro (COB), durante entrevista coletiva que contou com a participação de integrantes do Comitê Internacional do FSM. Em 2004, em Mumbai, na Índia, foram realizadas 1.251 atividades e, no FSM 2003, em Porto Alegre, 1.402 atividades.
NO V FSM, em Porto Alegre, onze Espaços Temáticos ocupam 4 km da orla do Rio Guaíba, com 150 mil metros quadrados de área construída. No total, são 498 espaços temporários - 203 salas e auditórios com capacidade entre 50 e mil lugares e 295 tendas para outras atividades e serviços. A Fundação Luterana de Diaconia está com um estande, localizado no setor J – Direitos Humanos e dignidade para um mundo mais justo e igualitário, que está localizado no Parque Marinha do Brasil, um pouco depois da ponte da Av. Ipiranga (sentido centro-bairro). Lá encontram-se para venda produtos de grupos apoiados pela FLD.
Fonte: Susanne Buchweitz