O Culto de Acão de Graças pelos 498 anos da Reforma Protestante aconteceu em Belo Horizonte no dia 01 de novembro, na Igreja da Paz, Comunidade da IECLB. O culto foi preparado pelas duas igrejas e oficiado pelos pastores Arnaldo Hoffmann (da IELB de Belo Horizonte), Nilton Giese (IECLB de Belo Horizonte), pela pastora voluntária Aneli Schwarz e pela diácona voluntária Valdinéia Bull (ambas da IECLB de Belo Horizonte). O culto destacou também a história e a atualidade das mulheres nas igrejas luteranas.
Durante a preparação do culto destacamos o impacto social da publicação das 95 teses por Martin Lutero. A partir disso, nosso culto seria apenas uma memória, ou poderia ser também um impulso para uma caminhada mais longa na direção dos 500 anos da Reforma? Como podemos nós impactar como luteran@s, dentro de um contexto marcado pela intolerância política, social e religiosa?
Martin Lutero ao publicar as 95 teses propôs um debate sobre a questão das indulgências. O gesto de Lutero nos ensina que os lutera@s devemos viver dentro da sociedade, compartilhar as incertezas das pessoas, suas crises e contradições e contribuir com um modo de agir semelhante ao fermento dentro da massa. Podemos fazer uma diferença nesse mundo quando colocamos sinais de amor, de justiça, de tolerância, de abertura para o diálogo.
Para promover a necessidade do dialogo na diversidade, nos propomos a distribuir 95 exemplares do Castelo Forte para órgãos públicos (prefeitura, câmara de vereadores, assembleia legislativa do Estado e hospitais públicos em Belo Horizonte) e lideranças das igrejas com abertura ecumênica.
No culto do dia 01 de novembro, as comunidades luteranas da IELB e da IECLB apoiaram essa proposta e financiaram a compra dos 95 exemplares do Castelo Forte. Agora, os próximos passos são: @s pastor@s elaboram uma carta explicando a intencionalidade dos 95 gestos concretos em memória da Reforma Protestante e depois - com representantes das duas igrejas - visitaremos os organismos públicos e igrejas, a partir do primeiro domingo de Advento, para falar de nossa intencionalidade e distribuir os 95 exemplares do Castelo Forte.