A Coalizão Ecumênica Internacional vai lançar, durante o V Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, o documentário de televisão sobre a dívida ilegítima. O documentário foi auspiciado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Federação Luterana Mundial (FLM) e o Auxílio das Igrejas Norueguesas (Norwegian Church Aid).
A divida ilegítima também será tema de seminário no V FSM e um painel vai discutir o papel das igrejas em conflitos na atualidade. Delegados do CMI e da FLM vão apresentar seminários no evento de Porto Alegre, enfocando a dignidade da vida num mundo que sofre as conseqüências da globalização econômica.
O CMI apresentará ainda painel sobre espiritualidade e dignidade das mulheres e seu papel fundamental de resistência, um seminário sobre paz e reconciliação e outro painel que trata da dívida ecológica.
A FLM marcará sua presença no V Fórum Social Mundial enfocando dois temas principais: HIV-Aids e o papel das igrejas; a questão dos direitos humanos.
A Coalizão Ecumênica é um bloco constituído por organizações ecumênicas, agências de cooperação, igrejas e serviços diaconais de todo o mundo que se articularam para marcar presença, em bloco, no Fórum Social Mundial.
Além da FLM e do CMI integram a Coalizão a Cáritas Internacional, a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Solidariedade, o Fórum Ecumênico no Brasil, a Aliança Nacional de Crianças, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e outros organismos nacionais e internacionais.
Em parceria com a Coalizão Ecumênica, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) vai promover uma série de atividades no V FSM voltadas ao ecumenismo, direitos humanos e cultura de paz. Ética internacional: conflitos religiosos e paz é um dos painéis promovidos pela CESE.
A entidade brasileira de apoio diacônico também vai lançar, em Porto Alegre, as publicações Um estudo de impacto - o Programa de Pequenos Projetos da CESE na região do Sisal, e Desenvolvimento e desafios das administrações populares.
Em parceria com o CLAI, o Movimento Evangélico Progressista e outros organismos, a Visão Mundial oferecerá, no V FSM, três atividades, dentre elas o Jubileu da Terra, que terá como palestrantes a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, e o professor e biblista luterano Milton Schwantes.
Esse seminário quer articular um movimento na sociedade a partir da igreja evangélica sobre a urgência e necessidade do cuidado da terra e a preservação ambiental, no sentido de criar uma consciência ecológica. Os outros dois eventos promovidos pela Visão Mundial reportam-se à experiência de acesso a mercados de trabalho para jovens e o terceiro sobre comércio solidário.
Fonte: ALC Notícias - Edelberto Behs