Cruz, Bíblia e Cisne
Com a publicação de selos comemorativos, um culto solene e apresentações de suas comunidades, a Igreja Evangélica Luterana na Guiana ( ELKG ) na cidade costeira de New Amsterdam recordou a sua existência de 270 anos.
Mais de 600 luteranos participaram do culto festivo que aconteceu no dia 16 de outubro na Igreja Luterana Ebenézer. De acordo com o Rev. Moses Prashad, Presidente da ELKG, trata-se de um dos maiores eventos de luteranos na Guiana dos últimos tempos.
A igreja, fundada em 1743, conta atualmente com 13 mil membros em 14 comunidades da região. Em colaboração com o correio da Guiana, a ELKG emitiu selos comemorativos em 6 de outubro como parte de um culto da juventude em todo o país. Os selos de 20 e 80 dólares guianenses (10 ou 40 centavos de dólar) mostram a logomarca da Igreja - Cruz, a Bíblia e o cisne.
¨Se a gente olhar para os 270 anos, este é um evento simbólico e significativo para qualquer organização e, especialmente, para uma igreja, muito, muito importante¨, na avaliação de Prashads. Deus provou sua graça para a ELKG que teve que lidar com a migração de membros da Igreja e de pastores ao longo dos anos.
Porque Nós ainda somos capazes ir ao encontro das pessoas e tornar a Igreja atraente para elas , disse o presidente da Igreja.
Papel ativo de pastores e diaconisas
Prashad explicou que a Igreja enfrenta o desafio de mobilizar para o futuro pastores especializados e qualificados, diáconos e leigos e ele está grato que a ELKG ordenou em maio cinco diáconos.
Como a primeira igreja cristã em um país caribenho, a ELKG organiza localmente a formação de seus membros para pastores e diáconos. A Academia de Leigos Luterana da ELKG, criada em 2005, oferece um curso de dois anos, tendo os pastores como professores e especialistas para as áreas de exegese bíblica, história da igreja, homilética e culto e liturgia. Teólogos de fora fornecem apoio adicional.
Rev. Dr. Patricia Cuyatti, a secretária para a América Latina e Caribe, da Federação Luterana Mundial (FLM ), disse que a função pastoral ativa de diáconos na Igreja da Guiana permite desenvolver formas inovadoras para atender a sua missão. Atualmente trabalham nas comunidades de ELKG 14 diáconos.
¨O papel ativo dos diáconos e diaconisas, de pastores e pastoras nas comunidades locais é de um significado central para manter e desenvolver a capacidade da ELKG, especialmente, tendo em vista a transferência de competências e a criação de oportunidades para os leigos em cargos de liderança no que diz respeito às questões a identidade luterana¨, disse Cuyatti.
A ELKG tem a sua origem em uma reunião de colonos holandeses, que aspiravam a fundação de uma igreja. Esta reunião ocorreu no dia 15 de outubro 1743, na casa Lodewyk Abbensetts em Fort Nassau,. Nove anos mais tarde, a igreja recebeu o seu primeiro pastor, Johan Henrik Faerkenius, e construiu um templo.
A ELKG se descreve como uma comunhão nacional de igrejas cristãs de tradição luterana e ela fixou como objetivo em seu testemunho confessional e ecumênico levar o Evangelho tendo em vista as necessidades e demandas das pessoas. Suas relações com outras igrejas e organizações cristãs são importantes para ela, porque elas ajudam a ELKG a aprofundar a visão de seu próprio trabalho, levantar os seus próprios problemas, pontos fracos, pontos fortes e dádivas.
¨A ELKG deve ser sensível a questões como a exclusão, discriminação, pobreza e estereótipos de gênero, e ela precisa levar a Palavra de Deus na abordagem destas questões¨, explicou Prashad .
Um pastor da Guiana representou a Igreja na fundação da FLM na Assembleia em 1947. Em 1950, a Igreja Evangélica Luterana, na então Guiana Inglesa, foi aceita como membro da FLM .
Por meio da sua filiação à FLM a ELKG tem a oportunidade de experimentar diferentes formas de culto, bem como conhecer as necessidades de pessoas em todo o mundo, explicou Prashad: ¨Parcerias em que a gente se complementa mutuamente, são muito importantes.¨
Fonte: FLM