No período de 14 a 17 de agosto, a Faculdades EST promoveu a sexta edição do Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, mobilizando mais de 400 pessoas em torno dos eixos temáticos: vulnerabilidade, resistência e Justiça, durante os quatro dias de evento.
Organizado pelo Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, o congresso celebrou ainda os 20 anos da inclusão do Núcleo de Pesquisa de Gênero no Programa de Pós-Graduação em Teologia da instituição.
Para discutir questões atuais no campo da pesquisa, da atuação política e da vivência comunitária no cruzamento das temáticas de Gênero e Religião, estiveram presentes no campus da Faculdades EST pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, lideranças comunitárias, movimentos sociais e agentes governamentais. Nesta perspectiva, a ELCA e a Igreja Sueca organizaram-se em comitiva para participar do evento.
A Igreja Evangélica Luterana na América – ELCA, que apoia o trabalho desenvolvido pelos países da América-latina e Caribe, trouxe um grupo de 12 pessoas de diversos países da América. Segundo Jaime Dubon, diretor da ELCA nas Américas, a ideia de envolvimento no congresso é capacitar as mulheres nesta linha estratégica da ELCA, para que as participantes voltem para seus países e compartilhem o conhecimento.
A igreja Sueca, apoiadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, participou de diferentes painéis do evento com pesquisadores e pesquisadoras que atuam nos temas de Abuso Sexual na Igreja, LGBT e Teologia Queer. Em um grupo de 11 ministros e ministras, os e as participantes destacaram o jeito diferente de fazer teologia da instituição, que promove uma interação com a sociedade. O uso de metodologias interdisciplinares, por meio da música, exposições e recursos que estimulam os diferentes sentidos dos e das participantes foi outro aspecto apontado pelo grupo, além da excelência da Faculdades EST no ensino e na pesquisa.