O professor de Teologia Sistemática no Seminário Concórdia, Paulo Moisés Nerbas, foi eleito, ontem, pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) por um período de quatro anos.
Ele disputou a eleição, em segundo turno, com o atual presidente, Carlos Winterle, a quem venceu por uma diferença de apenas 14 votos (261 a 247).
Emocionado e sob aplausos, Nerbas agradeceu a confiança nele depositada e disse que a igreja escolheu um pastor para ser o seu novo presidente. Ele foi eleito pelos delegados da 59a Convenção Nacional da IELB, que está reunida em Guarapari, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, de
19 a 23 de abril. Ao todo, cinco candidatos disputaram a presidência da igreja.
Nerbas, 56 anos, é natural de São Leopoldo. Ele cursou Teologia no Seminário Concórdia, concluindo o curso em 1972, ano em que também graduou-se em Letras. Em 1973, foi pastor em Portugal, regressando ao Brasil em 1974 para, no ano seguinte, assumir o pastorado em Viamão.
Também pastoreou congregações nas cidades gaúchas de Ijui e Sapiranga. Fez mestrado no Seminário Concórdia de St. Louis, nos Estados Unidos, e foi diretor geral do Centro Educacional Concórdia, de São Leopoldo, de 1995 a 2004.
O pastor presidente eleito encerrou o seu pronunciamento após o escrutínio dos votos, recorrendo à palavra pascoal do papa Bento XVI: Que Deus permita que eu saiba ser doce e firme no trato pessoal.
A Convenção elegeu, ainda, o pastor de Guarapari, Arnildo Schneider, para a primeira vice-presidência da Igreja, reelegeu o pastor Mário Lehenbauer para a segunda vice-presidência e o pastor Rony Marquardt para a secretaria geral da igreja.
Fonte: ALC Notícias