Um momento de importante comunhão coroou a véspera da abertura da Nona Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, em Porto Alegre. A IECLB recebeu em sua sede os/as participantes de diversas igrejas luteranas dos mais diversos países do mundo, na tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro.
O Assessor Teológico da Presidência, Carlos G. Bock conduziu o momento que iniciou com uma apresentação do staff da IECLB - da presidência, secretaria geral e mesmo lideranças de nossa igreja que se fizeram presentes. Colocando a equipe à disposição dos convidados e convidadas, foi a vez das delagações se apresentarem, iniciando laços de comunhão que devem se fortalecar durante a Assembléia.
Acolhendo o tema da Assembléia como o seu próprio tema de trabalho para o biênio 2005/2006 a IECLB compartilhou com os/as visitantes algumas músicas sobre a temática que integram o CD do Tema do Ano e o público foi convidado a cantar junto:
Deus, em tua graça, transforma o mundo
Dios, em tu gracia, transforma el mundo
God, in you grace, transform the world
In deiner Gnade, Gott, verwandle die Welt
Transforme le monde, Dieu, dans ta grâce
O Pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann, saudou todos/as os/as presentes, agradecendo a Deus pela presença de cada um e cada uma, e falando da alegria de poder acolher o grupo.Destacando que mesmo juntos em um pequeno espaço de tempo, acredita que através do espírito de Deus é possível trabalhar em conjunto e oferecer, a partir da realidade elementos para fortalecer a oração que suplica a graça de Deus para transformar o mundo.
Altmann também expressou a gratidão da IECLB pelas relações fraternais e o presente da participação, que tanto nos enriquece enquanto igreja no Brasil. Falando sobre a participaçãoe o envolvimento da recepção e preparação da Assembléia, Altmann também lembrou a expectativa que havia em torna da acolhida da V Assembléia Geral da Federação Luterana Mundial, que seria realizada em Porto Alegre em 1970 e acobou sendo transferida para Evian, na França, como um protesto contra a ditadura militar que vivia o Brasil naquela época, comprometendo seriamente o cumprimento dos direitos humanos. A transferência - que frustou muitas expectativas também serviu como estimulo para a busca de uma atuação mais incisiva junto à sociedade. Hoje, eu gostaria de dizer, que este doloroso fato se tornou em uma benção para nossa igreja. Desde então passamos a encarar com grande coragem a questão dos direitos humanos em nosso país - destacou Altmann. Falando deste contexto ele também lembrou da escolha do nome do templo da Paróquia Matriz de Porto Alegre, construida na ocasião, que recebeu o nome de Igreja da Reconciliação e da adoção do logo preparado para esta Assembléia como logo da própria IECLB e adotado pela Federação Luterana Mundial, quando da realização de sua assembléia em Curitiba,vinte anos mais tarde.
Destacando o cenário atual de nosso país, Altmann reforçou a alegria de receber a Nona Assembléia e da importânciac do compromissocom o movimento e caminhada ecumênica, a partir da identidade luterana.
Também o ex-secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas, Konrad Raiser, esteve presente nesnte momento de comunhão e, fazendo usoda palavra lembrou como a Assembléia veio para Porto Alegre, a partir do desejo de trazê-la para a América Latina, do apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC, que fez oficilamente o convite e do pr'prio Fórum Social Mundial que mostrou o potencial de Porto Alegre e de certa forma iniciou o processo de transformação que se quer nesta assembléia ao falar de um outro mundo possível. Raiser acompanhou os preparativos e compartilhou a alegria de ver o sonho da Nona Assembléia em Porto Alegre se tornar realidade.
Dentro do cerimonial, também trouxeram um palavra de acolhida aos/as participantes o Assessor do Secretário Geral da Federação Luterana Mundial para Relações Ecumênicas, Rev. Svea Oppergard, que falou em nome do Secretário Geral da FLM, Ismaehl Noko (que não pode estar presente no momento pois perdeu uma conexão aérea à caminho de Porto Alegre) agradecendo a IECLB por sua importante contribuição. Margot Kässmann, bispa da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) também saudou os participantes.
O vídeo institucional da IECLB - A nossa IECLB - foi também apresentado e calorosamente aplaudido pelo grupo que depois reuniu-se para uma confraternização no Hotel master, em frente a IECLB.