“Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus,
e a copiosa chuva dos céus se deteve.” Gênesis 8.2
Entre os dias 04 e 08 de setembro de 2007, em San Salvador (El Salvador), aconteceu a Consulta “Mover as águas”, organizada pela Federação Luterana Mundial e a Oficina de MEIS (Mujeres en la Iglesia y la Sociedad).
Esta foi a quarta e última consulta realizada sobre o assunto “Mover as águas”, agora com âmbito latino-americano. Dando ênfase nas questões ambientais, a consulta objetivava educar, equipar e convidar as mulheres, homens e jovens a participar da Campanha Global sobre a água como cura do mundo. Esta consulta tinha a intenção de explorar um enfoque baseado na fé e na maneira em que, como representantes de Deus através de nossas igrejas poderíamos defender a distribuição igualitária da água, na sua conservação e prevenir o uso impensado da mesma.
Uma perspectiva teológica sobre a água, uma visão global e seus compromissos ecumênicos, a crise da água, processos e efeitos da sua privatização, a questão climática e seu impacto sobre a água, foram assuntos trabalhados nesta consulta.
Nos trabalhos em grupo foram discutidas propostas para serem realizadas na América Latina e regiões específicas, além de serem compartilhadas experiências locais e, trocadas informações sobre a conservação da água, a redução da contaminação, etc.
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
Atualmente, 1,2 bilhões de pessoas em todo mundo sofrem com a falta de água, com projeções mais que assustadoras. A desertificação, a contaminação industrial, o reduzido volume dos rios no mundo devido ao aquecimento global colaboram dia-a-dia para o aumento do problema.
A irrigação para cultivos agrícolas atualmente corresponde a 2/3 de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios. Nos dias atuais este método utiliza 70% da água do planeta. Contudo, as Nações Unidas advertem para o fato de que 60% da água utilizada na irrigação são desperdiçadas.
A água é um bem indispensável ao ser vivo, mas infelizmente, dentro de 20 anos, 2/3 da população mundial deve enfrentar escassez de água. Assim como o ar, preservar a água é um direito e dever de cada cidadão. É preciso conscientizar todos sobre o uso racional da água.
No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se atualmente os países lutam por petróleo, não tardará o dia em que a água será reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.
Débora Ludwig, representante jovem da IECLB
na Consulta “Mover as águas”
Representantes da IECLB na Consulta