Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Fórum convida igrejas a uma peregrinação conjunta

04/07/2007

Apesar do aumento do número de pessoas desenraizadas de seus lugares de origem, das milhões de crianças nas ruas, da violência urbana e contra as mulheres, do avanço da Aids e das ofensas contra a dignidade humana na América Latina e no Caribe, igrejas da região, reunidas na pré-consulta latino-americana do Fórum Cristão Global (FCG), de 26 a 29 de junho, em Santiago do Chile, destacaram que são evidentes nas comunidades eclesiais os sinais de esperança manifestados em várias expressões de fé. A consulta latino-americana esteve reunida sob o tema Jesus Cristo na América Latina - nossa peregrinação com ele. Com alguns hóspedes também de outros continentes, q uase 80 líderes da América Latina e do Caribe, representantes das igrejas anglicana, católico-romana, evangélicas, ortodoxas, protestantes e pentecostais participaram deste encontro , evento sem precedentes nessa ampla composição.

P. Presidente Walter Altmann coordenou painel das famílias confessionais, com o Rev. Dimitrios Attarian (Ortodoxo, do Brasil), Arcebispo Kissag Mouradian (ortodoxo, da Argentina), Pastora Presidente Gloria Rojas (luterana, do Chile), Bispo Julio César Holguin (anglicano, República Dominicana), Rev. Johnny Saborio (batista, de El Salvador) e Bispo Julio Terán Dutari (católico, do Equador). Participou ainda o Bispo Richard Mendoza (petecostal, Igreja de Deus, do Equador)

Com surgimento que remonta a 1998, o Fórum Cristão Global tem por objetivo promover as relações entre os diferentes grupos cristãos que não se comunicam entre si, que se comunicam apenas com um grupo de seleto de parceiros ou que já estão envolvidos em relações ecumênicas com abrangência ainda limitada . O Fórum quer, portanto, criar um espaço, no qual os participantes se reúnem sobre bases iguais, para fomentar o respeito mútuo, explorar e tratar juntos os desafios comuns.O Fórum convidou todas as igrejas da região a se unirem num peregrinar comum, no qual elas se reconhecem mutuamente como tendo uma base comum, em que a confiança e o amor mútuo possam crescer e em que sejam capacitadas a anunciar Jesus com forças renovadas, a fim de que o mundo Nele creia e tenha vida. Sob o tema Jesus Cristo na América Latina - nossa peregrinação com ele, o evento foi convocado e coordenado pelo Comitê de Continuação do Fórum Cristão Global, em que estão representadas todas as grandes famílias confessionais e organismos ecumênicos mundiais.

Participantes do Fórunm em visita ao Palácio do Governo Chileno, La Moneda

Esta foi a última pré-consulta regional programada. Outras já aconteceram na Ásia, África e Europa. O Fórum Cristão Global acontecerá em novembro, em Nairóbi, Quênia, de 6 a 9 de novembro. O programa desta pré-consulta destinou grande parte do tempo para o conhecimento mútuo e partilha de testemunhos dos participantes, assim como para devocionais, estudos bíblicos e reuniões em grupo. Outra parte do programa consistiu na análise do contexto latino-americano e caribenho, a partir de uma perspectiva social, política, econômica e eclesial. Painel com representantes das diversas famílias religiosas , coordenado pelo Pastor Presidente da IECLB e Moderador do CMI, abordou o tema os rostos da Igreja na América Latina.As igrejas chilenas prepararam uma celebração pública de ação de graças e uma vigília de oração que intercedeu pela unidade e pelas tarefas missionária e evangelizadora das igrejas no continente. Um outro painel enfocou exemplos de cooperação existentes entre tradições cristãs na América Latina.

Brasileiros participantes do Fórum no Palácio La Moneda: Rev. Gérson A. Urban (da Igreja Presbiteriana Unida, representando o CONIC), P. Presidente Walter Altmann (da IECLB). Padre Dimitrios Attarian (Ortodoxo, do Patriarcado de Anioquia), Rev. Assir Pereira (Moderador da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil), Major Maruilson Souza (Exército de Salvação), Pastor Marcos Miranda e esposa (Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo)
Segundo Walter Altmann, o encontro propiciou um encontro muito fraterno, em que o compartilhar de experiências e fé possibilitou um conhecimento e respeito mútuos sem precedentes, pela abrangência eclesial representada. Ele foi avaliado como muito positivo por todos os participantes, que também decidiram fomentar encontros semelhantes em nível nacional, bem como um novo encontro continental em dois ou três anos.A mensagem final do Fórum diz, na íntegra:

MENSAGEM ÀS IGREJAS

“Pai…, que eles sejam um em nós,

para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:21)

Reunimo-nos em Santiago de Chile, de 26 a 29 de junho de 2007, irmãs e irmãos latino-americanos e caribenhos das diversas tradições cristãs convidadas pelo Fórum Cristão Global sob o lema: “Jesus Cristo na América Latina, nossa peregrinação com ele”.

Esta consulta latino-americana e caribenha é a última de uma série de reuniões regionais que se realizaram na Ásia, África e Europa. Este processo culminará com um encontro global do Fórum que se realizará em Nairóbi, Quênia, no próximo mês de novembro.

O Fórum é um espaço aberto em que representantes de uma ampla gama de igrejas cristãs e de organizações inter-eclesiásticas que confessam o Deus Trino e a perfeição de Jesus Cristo em sua divindade e humanidade, se reúnem para fomentar o respeito mútuo e explorar juntos os desafios comuns.

Inspirado pela oração de Jesus, o Fórum se propõe a estimular a cooperação e a comunicação entre as igrejas, ampliar o mútuo entendimento e a compreensão, e aprofundar o compromisso com a Palavra de Deus, com o fim de que o mundo creia em Jesus Cristo.

Durante esses dias nos reconhecemos em nosso peregrinar com Jesus. O testemunho de cada qual dos/das participantes sobre seu encontro com Jesus e sua vocação pessoal, nos permitiu, bem além das diferenças e tradições, ver no outro/a a nosso irmão/a, superando desconfianças e hostilidades num ambiente de franqueza e humildade. Regozijamo-nos louvando e exaltando o bom nome de nosso Deus nos devocionais diários e nos momentos de adoração.

Os novos desafios que o mundo apresenta têm afetado a vida e a missão da igreja latino-americana e caribenha. Assim, o Fórum tem sido um espaço permeável para deixar-nos interpelar pelas diferentes preocupações: a crescente quantidade de pessoas desenraizadas de seus lugares de origem e migrantes, as milhões de crianças nas ruas, as gangues, a violência urbana e sócio-política, a violência contra mulheres e crianças, o avanço da AIDS e de outras pandemias, a discriminação e as ofensas contra a dignidade humana e o meio ambiente. Em meio a tudo isso há a tentação de caminhar sem o sustento da fé ou de distorcê-la. Ainda assim, são evidentes em nossas comunidades os sinais de esperança através das variadas expressões de fé, particularmente entre a juventude.

Vimos que têm sido muitas e variadas as tentativas de avançar àquela unidade em favor da qual o Senhor intercedeu para os seus. Desde o século passado, espaços, movimentos, organismos e tentativas de aproximação e diálogo se multiplicaram em nível global, regional e nacional, bem como entre as famílias denominacionais e as tradições eclesiásticas diversas. Todas elas contribuíram e contribuem para a unidade visível da igreja, para a credibilidade do testemunho da fé em Jesus Cristo e para a propagação do reino de Deus. Mesmo assim, reconhecemos que ainda resta muito por fazer para que vejamos plenamente cumprida a oração de Jesus. A Igreja na América Latina e no Caribe apresenta hoje muitos e renovados rostos. Tratamos de identificá-los em nosso encontro em Santiago, nos regozijamos pela riqueza de sua diversidade e procuramos entender o que Deus pede de nós em id dessa nova realidade.

Divisamos no Fórum a possibilidade de um espaço amplo e renovado para encontrarmo-nos, apreciarmos nossas diferenças, unirmos nossas forças e comprometermo-nos com a missão. Os braços estão abertos para que juntos construamos na diversidade, nos apoiemos na esperança e sejamos testemunhas de Jesus Cristo no caminho. Por isso, desejamos estender o mais amplo convite a nossos irmãos e irmãs de todas as igrejas para que com coragem se somem a este peregrinar de fé, reconhecendo-nos sobre uma nova base comum, em que a confiança e o amor mútuos possam crescer e tornar-nos capazes de anunciar Jesus com forças renovadas, a fim de que o mundo creia e nele tenha vida, para a glória do único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Representantes das famílias

anglicana, católica, evangélica, ortodoxa, protestante e pentecostal.

 

 


Autor(a): Carlos E. Ham e Marcelo Schneider
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
ID: 2373

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br