Luteranos e católicos romanos entraram numa nova fase de diálogo, cujo centro trata descobrir que tipo de unidade pode surgir a partir de sua compreensão do batismo.
A Comissão para a Unidade Católica-Romana/Luterana, que conduz o diálogo bilateral entre as duas tradições cristãs desde 1967 em nível global, reuniu-se em 13 a 20 Agosto, em Kyoto, no Japão para o seu quinto processo de estudo sobre Batismo e comunhão em crescimento.
A Federação Luterana Mundial (FLM ) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos ( PCPCU ) organizam as reuniões da Comissão. O encontro deste ano foi organizado em nome de FLM pela Igreja Evangélica Luterana do Japão (ELCJ).
Foi muito encorajador ver a Comissão enfrentar um novo processo de estudo sobre o Batismo, logo após a conclusão do documento de estudo anterior, intitulado “Do conflito àcomunhão”, disse a Rev. Dra. Kaisamari Hintikka, Secretária-Geral para Assuntos Ecumênicos e Diretora do Departamento de Teologia e Testemunho Público da FLM .
Hintikka ressaltou que o diálogo entre luteranos e a Igreja Católica Romana sobre o batismo, que se concentra sobre a questão de como este tema pode criar uma comunhão entre as duas tradições cristãs, tem estreita ligação com o triálogo paralelo, que também inclui os menonitas.
O trabalho da Comissão é baseado em textos temáticos escritos em reuniões anteriores.
A fase atual do estudo começou em 2009, mas foi interrompido por causa da preparação do documento Do conflito à Comunhão. Do Conflito à Comunhão conta a história da Reforma, tanto na visão dos luteranos quanto na visão da Igreja Católica Romana.
Co-presidentes da Comissão são o bispo luterano Emérito Dr. Eero Huovinen de Helsinki e o Bispo Romano William Kenney de Birmingham (Reino Unido). O membro da comissão Prof. Augustine Suzuki é membro de ELCJ que já deveria ter organizado a reunião em 2011. A reunião, no entanto, foi transferida para outro local devido ao terremoto no Japão .
Os membros da Comissão visitaram a Kansai Seminar House, onde se encontraram com o presidente ELCJ, Rev. Tadahiro Tateyam, e representantes da Igreja Católica Romana no Japão.
Eles participaram de um culto em uma comunidade da ELCJ em Kyoto, desfrutaram da hospitalidade ecumênica da Igreja Episcopal no Japão, que colocou à disposição para a Comissão a Catedral St. Agnes para as orações diárias e visitou templos budistas e santuários xintoístas na região.
O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos organiza a próxima reunião da Comissão que acontecerá de 20 a 28 de julho de 2014.
Fonte: FLM