Entre os dias 01 e 07 de dezembro, a Escola Superior de Teologia Augustana, em Neuendettelsau – Alemanha, comemorou os seus 75 anos de fundação. Para marcar esse momento importante, a Augustana junto com a Mission Einewelt convidou as faculdades e seminários com os quais a Augustana tem parcerias institucionais e internacionais para uma Consulta Acadêmica sob o tema: “Teologia intercultural – O futuro da teologia acadêmica em faculdades da igreja”.
Professores de várias faculdades do mundo estiveram presentes. O diretor geral da FLT, Prof. Dr. Roger Marcel Wanke, representou a FLT no evento, sendo um dos preletores da consulta. Roger falou sobre a formação teológica entre a igreja e sociedade, abordando três aspectos importantes a partir da realidade do Brasil: A formação teológica a partir das diretrizes curriculares do MEC, a formação teológica a partir da perspectiva da IECLB e a formação teológica a partir da perspectiva bíblica.
Além da consulta acadêmica, houve também o culto de instalação do novo Reitor da Augustana, Prof. Dr. Christoph Ausmuth, bem como uma série de visitas a instituições (Diakoneo, Evangelische Hochschule Nürnberg, Universidade de Erlagen, Pastoralkolleg de Neuendettelsau) e várias palestras, tais como a do Prof. Dr. Dr. h.c. mult. Wolfgang Huber e a do Prof. Dr. Heinrich Bedford-Strohm, bispo da Igreja da Baviera, ambos foram presidentes do Conselho da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD).
A FLT tem sua parceria institucional com a Augustana formalizada desde 2019. A ocasião da viagem foi um momento bem especial de firmar esta parceria, possibilitando, assim, a continuidade do intercâmbio de estudantes e docentes entre a Augustana e a FLT. Roger ainda ficou mais alguns dias visitando outras instituições na Baviera, com as quais a FLT tem parceria, tais como a própria Mission Einewelt, que auxiliou financeiramente dois projetos importantes da FLT: a bolsa para o doutorado do Prof. Alexander de Bona Stahlhoefer e a ampliação da Biblioteca da FLT, bem como, visitou a Fundação Hensoltshöhe (Mutterhaus) em Gunzenhausen. Além disso, Roger ainda teve a oportunidade de dar uma aula na Faculdade de Teologia de Erlangen, junto com o Prof. Dr. Jürgen van Oorschot, seu orientador no doutorado realizado em Jena (2005-2009).