Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou o pastor Telmo Noé Emerich da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e trabalho na Comunidade Evangélica Luterana de Londrina. O tema da nossa reflexão é: Vida restaurada. Em Jeremias 2.21, Deus diz ao povo: “Eu o plantei como uma parreira escolhida, uma muda da melhor qualidade. Mas veja o que você é agora! É uma parreira estragada, que não presta mais.”
Deus compara o Seu povo com uma bela parreira que Ele plantou, mas que se estragou. Como algo tão bonito como uma parreira de boa qualidade pode se estragar? Eu lembrei do cantor Raul Seixas que cantarolava essa música:
“Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
Eu sou a mosca que perturba o seu sono
Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar.”
Eu fiquei pensando no pecado como sendo a mosca que pousou na nossa sopa. A mosca que retira a qualidade do viver. A mosca que tira a doçura das uvas e destrói a plantação de Deus.
O pecado do povo, na época de Jeremias, ou seja, a mosca na sopa, a doença no parreiral, foi a sua infidelidade. Ele se voltou para a idolatria. E por se unir aos ídolos, a parte mais frágil do povo sofreu. Deus diz no versículo 34 deste mesmo capítulo: “As roupas de vocês estão manchadas com o sangue de pobres e inocentes...”.
Hoje não é muito indiferente. Quantas pessoas que se dizem cristãs estão com o coração tão preso à idolatria do culto ao capital que passam por cima das pessoas mais pobres. Quantos falsos profetas pregam que o caminho de Cristo é o da vitória financeira, da prosperidade a qualquer custo, mesmo que com isso o crente esteja prejudicando o outro, se tornando insensível à sua dor.
Deus quer restaurar a Sua plantação. Ele chama o Seu povo à conversão, a andar no caminho da solidariedade, da simplicidade e do amor, o caminho de Cristo. Ele, por assim dizer, dá um novo prato sem a mosca na sopa. Restaura a saúde do parreiral. Na cruz, Cristo remove o pecado e nos dá a chance de uma vida nova.
“Querido Deus, obrigado que cuidas do Teu parreiral, removendo a mosca do pecado e trazendo a beleza de volta graças a Teu Cristo. Ajuda-nos a andar nos passos dEle. Amém.”
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC. Ela tem como lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade e, com o tema: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor.”