Encontro sobre Incidência Pública no Brasil reúne representantes de organismos ecumênicos e Igrejas do Brasil e América Latina
Aprofundar as discussões e intensificar o intercâmbio de experiências de Igrejas e organismos ecumênicos nos processos do que hoje é chamado de incidência em políticas públicas . Estes são alguns dos objetivos do Seminário “Igrejas e Incidência Pública no Brasil”, que acontece nos dias 27 e 28 de março, no Auditório Enilson Rocha Souza , da Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE, em Salvador (BA).A atividade reuniu lideranças de igrejas cristãs históricas e organismos ecumênicos do Brasil e de outros países da América Latina. A IECLB esteve presente através do seu pastor segundo vice-presidente, Carlos Möller, da assessora programática da Fundação Luterana de Diaconia, Angelique van Seeland, e do assessor ao moderador do Conselho Mundial de Igrejas, Dr. Marcelo Schneider.
O seminário, promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE em parceria com o Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviço ( CREAS - organismo sul americano com sede na Argentina) e o Instituto de Estudos da Comunicação (IEC), do Peru, é parte de um programa que já contou com atividades no Peru, Argentina e Colômbia. A meta do programa é mapear, analisar e fortalecer as capacidades de intervenção, interlocução e articulação de concílios ou conselhos nacionais de igrejas, além de organizações vinculadas ao movimento ecumênico no continente, para que exerçam um papel ativo na elaboração e acompanhamento das políticas públicas em cada um desses países.
Desafios
Entre os temas discutidos durante o encontro estão: a inserção das igrejas e organismos ecumênicos em redes, para promover e fortalecer o protagonismo da sociedade civil no processo de participação em políticas públicas e o uso mais eficaz do potencial de comunicação desses sujeitos sociais enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania.
Encontro sobre Incidência Pública no Brasil reúne representantes de organismos ecumênicos e Igrejas do Brasil e América Latina No Brasil, os conselhos nacionais de igrejas e as organizações ecumênicas têm sido importantes atores da sociedade civil em espaços que possibilitam exercer o controle, acompanhamento e formulação de políticas públicas. Com uma crescente visibilidade, estes esforços de incidência têm feito com que estes atores sociais sejam, cada vez mais, convocados a participar de instâncias de articulação, fóruns, conselhos e câmaras onde a sociedade civil busca unir esforços para a superação da desigualdade, da pobreza, para a vigilância contra a corrupção e pela consolidação da democracia.
As organizações representadas no evento foram: Conselho Latino- Americano de Igrejas - CLAI - Região Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC , a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB , Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB , Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB , Igreja Metodista - IM , Igreja Presbiteriana Unida do Brasil - IPU , Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - IPIB , Fundação Luterana de Diaconia - FLD , Diaconia , Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço e Rede Fale - Unindo Vozes pela Justiça .
Fonte: Assessoria de comunicação da CESE
www.cese.org.br