O Domingo do Dia das Mães (6º no tempo da Páscoa) foi especial para as Comunidades Luterana e Católica de Alta Floresta, em Rondônia. Tivemos a grata satisfação de realizar duas celebrações eucarísticas em conjunto.
No domingo pela manhã, às 9hs, na Comunidade Católica Nossa Senhora da Penha, realizamos a primeira celebração. Nesta o Pastor Marcelo Peter (IECLB) realizou a prédica (homilia) e a bênção às mães. O Padre Manokar Doss (ICAR) presidiu a eucaristia.
Em contrapartida, a noite, às 19hs, na Comunidade Luterana Caminho da Fé, realizamos a segunda celebração. Nesta o Padre Manokar (ICAR) realizou a prédica (homilia) e a bênção às mães. O Pastor Marcelo (IECLB) presidiu a eucaristia (Santa Ceia do Senhor).
As duas comunidades de fé sentiram-se enriquecidas na comunhão fraterna. Muitos dos nossos membros têm relações familiares ecumênicas. Ou o marido é católico, ou a esposa é luterana, ou um genro, uma nora ... e assim por diante. Segundo depoimento de algumas pessoas, foi importante poder participar da mesa da eucaristia em conjunto, tanto na Comunidade Católica, como na Comunidade Luterana.
Aí vêm as perguntas: mas e as diferenças doutrinárias? Será que devemos realmente realçar as diferenças? É isso mesmo que Cristo quer?
Talvez possamos fazer outras perguntas: É possível ser confessional e não anular o outro? Conseguimos dialogar e ter comunhão sem, necessariamente, apontar o dedo no diferente?
O Evangelho do 6º Domingo na Páscoa (João 15. 9-17) falava justamente disto: “permanecer em Cristo e permanecer no amor de Jesus”. Quem sabe, nossa comunhão de púlpito e altar seja um ensaio para permanecer no amor de Jesus Cristo, salvador de Luteranos, Católicos e todos os que confessam Seu Santo nome!