Aconteceu de forma oficial dos dias 9 a 15 de agosto de 2015, a 6º Semana da Família que foi marcada e esta marcada por grande movimento em Caçador.
Sob o tema “Cuidar da família, construir a paz”, a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Luterana do Brasil (IELB) com suas lideranças, assim como o grupo de teatro Shekinah estão “conversando e agindo pelos caminhos” da cidade.
Embora a atividade tenha tido data pré-estabelecida, além desta semana, estão acontecendo (e continuarão nos próximos dias) atuações em torno da temática principalmente nas escolas.
Apesar do número expressivo de participantes que prestigiaram os momentos da família (Noite da Família aproximadamente 550 pessoas e a Tarde da Família 350 pessoas), o maior movimento e abrangência com toda certeza neste ano foi com o trabalho nas escolas e os momentos diários de mensagens na rádio.
Buscando atender o número maior de escolas do município, assim como as diferentes faixas etárias, foram divididas em três equipes, entre contação de histórias, teatro e palestras.
A “Noite da Família” contou com a presença e palestra do Tenente-Coronel Miguel Chokailo Neto ressaltando a importância da educação dos filhos e do ambiente saudável no lar para que a paz seja construída. O encontro também contou com o grupo de canto da IECLB, assim como do grupo de teatro do Movimento Lareira – trabalho com casais (ICAR).
A “Tarde da Família” teve seu início com a Celebração Ecumênica, seguida de uma programação diversificada para as famílias, entre apresentações culturais, teatros, “mateada”, pipocas, etc.
Na noite do dia 14, o Pastor Ildo foi convidado pelo Padre Dinis Campagnin para palestrar na cidade de Calmon (Paróquia de Matos Costa) paróquia esta que realizou sua primeira edição da Semana da Família, e já iniciou de forma ecumênica.
Com toda certeza, não é possível mensurar e contabilizar o efeito e abrangência deste diálogo ecumênico pelos caminhos de Caçador, mas que segundo a EDEP (Equipe de Diálogo Ecumênico Permanente), esta é uma caminhada que não podemos voltar atrás ou deixar de realizar, pois “é papel da Igreja de Jesus Cristo buscar testemunhar a unidade na diversidade”.
Desejamos que Deus continue a abençoar à todas as famílias, assim como o trabalho da sua Igreja em Caçador, para que sejam instrumentos e “construtoras da paz”.