Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Diálogo bilateral

Artigo

01/08/2008

Em 15 de julho de 2008 reuniu-se em Porto Alegre, para a retomada do diálogo, a Comissão Bilateral católico-luterana. Dela participam quatro bispos da Igreja Católica Romana. Procedentes do Estado de Santa Catarina participam o Bispo de Lages, Dom Oneres Marchiori e Dom Manuel José Francisco, Bispo de Chapecó, e mais dois Bispos do Rio Grande do Sul; somam ainda dois professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) integram a Comissão dois professores das Faculdades da Escola Superior de Teologia, o obreiro-pastor, Romeu Hoepfner, do Sínodo Vale do Itajaí, além de dois Pastores Sinodais: P. Marcos Bechert, Vale do Taquari-RS e o P. Manfredo Siegle, do Sínodo Norte Catarinense-Joinville.

A Comissão foi constituída e conta com o aval da Conferência dos Bispos do Brasil e com o Conselho de Igreja da IECLB. Uma primeira Comissão de diálogo entre as Igrejas Católica e Luterana, em nosso país, já foi instituída no ano de 1974.

Entre os vários objetivos perseguidos pela Comissão, tanto a nível nacional, como internacional destaco os seguintes:
- Estimular, ampliar e melhorar as relações entre católicos e luteranos.
- Planejar e conduzir reflexões sobre temas comuns às Igrejas que fortaleçam a Unidade do Corpo de Cristo, a cabeça da Igreja.
- Investir no apoio mútuo em busca de uma caminhada comum de ações e de testemunho para que o mundo creia.
- Abrir portas à proclamação do Evangelho em nosso país.
- Animar à vivência fraterna e ao respeito mútuo. Zelar para que, apesar da diversidade eclesial, vigore o espírito de reconciliação.
- Atender iniciativas eclesiais que surgem nas comunidades locais cooperando com a Missão de Cristo.
- À luz do Evangelho encontrar caminhos conjuntos, em atenção a desafios e oportunidades específicas, na esperança de que católicos e luteranos possam enfrentar os desafios da sociedade moderna, apoiando-se mutuamente e cooperando com a causa do Reino de Deus.

Um documento elaborado, anteriormente, pela Comissão Ecumênica Internacional afirma e constata: A união de nossas igrejas não foi ainda alcançada. Temos, porém, motivos à alegria e gratidão. Podemos nos considerar irmãos e irmãs chamados/as ao seguimento do mesmo Senhor Jesus Cristo. Também no entendimento teológico mútuo houve uma notável mudança positiva. Registramos sempre mais convergências do que simples divergências religiosas. Assim é o mandato do Evangelho às Igrejas. !

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Diocese Informa - 08/2008


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br