Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Israel Felipe Teixeira, Bacharel em Teologia, atuando na Paróquia Castelo Forte de Pinhais, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O tema da nossa reflexão de hoje é: responsabilidade e diálogo.
Quando lemos em Gênesis 1.28 – “Deus abençoou o homem e a mulher, dizendo: - tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem”, entendemos que estas palavras não são apenas uma ordem de Deus, mas sim, são uma bênção.
O ser humano foi abençoado por Deus para dominar sobre toda a terra e sobre todos os seres vivos que nela habitam. Em outras traduções bíblicas, este termo “dominar” é traduzido também como “sujeitar” ou “subjugar”.
Nos dias de hoje, infelizmente, estes termos trazem consigo uma conotação bastante negativa, pois geralmente referem-se a uma forma de domínio violenta e agressiva. Mas aqui neste texto de Gênesis, o sentido da palavra “dominar” não possui nenhum aspecto negativo ou agressivo.
Sendo o ser humano criado segundo a imagem e semelhança de Deus, o mesmo recebeu a tarefa de refletir esta imagem para toda a criação. Como representantes de Deus, os seres humanos devem governar sobre todos os seres vivos da terra. Estas ordens não são, no entanto, um mandato para explorar a terra e as suas criaturas, a fim de satisfazer a ganância humana. Essa bênção dada por Deus a nós implica a expectativa dEle de que nós usufruíssemos da terra com sabedoria e a governássemos com o mesmo senso de responsabilidade e cuidado que Ele tem para com toda a criação.
Por isso podemos, todos e todas, unidos e unidas pela mesma fé em um único Deus Criador de todas as coisas, dialogar com respeito e amor. Somos Igreja, somos filhos e filhas de Deus e precisamos cuidar da sua Criação. Essa é nossa responsabilidade neste mundo.
E você? Se considera responsável pelo bem da criação? O que você tem feito pelo bem do nosso planeta? Que nossa mudança de mentalidade e senso de responsabilidade transformem nossas palavras. E que nossas palavras, se transformem em ações.
Deus nos abençoe e nos guarde. E conceda a nós sabedoria para que possamos ser bons representantes da sua imagem diante da Criação. Amém!
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.