Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Veridiane de Souza Ministra Candidata da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na Paróquia Cristo Salvador em Curitiba. O tema de hoje é Fraternidade e Diálogo.
Quando lemos em Lucas 19.5: “Jesus disse a Zaqueu : Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”. Compreendemos que Zaqueu era um homem que tinha alcançado o mais alto posto em sua profissão como chefe dos cobradores de impostos, e também, por isso, o homem mais odiado do distrito. A visita de Jesus, a comunhão, transformou de uma vez por todas a vida de Zaqueu e através de suas ações concretas mostrou que tinha mudado.
Jesus Cristo não pede e espera uma confissão de fé em palavras, mas sim uma confissão concreta que se revela em um compromisso de amor. Ele deseja que a partir do reconhecimento de nossa culpa, haja uma transformação verdadeira e integral de nosso ser.
Nesta quaresma, somos pessoas desafiadas a tomarmos a cruz de Cristo e testemunhar o seu amor e uma das maneiras é participarmos da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Como irmãos e irmãs em união na fé e um só corpo em Jesus Cristo trabalhando na Missão de Deus. Sermos pessoas solidárias, abertas ao diálogo e a fraternidade, convivendo com o diferente de nós sem impor a todo instante as diferenças.
Oremos: Deus de bondade e misericórdia, pedimos a tua ajuda para nos tornamos pessoas melhores. Onde a diferença de crença não seja um empecilho para trabalharmos como pessoas unidas em favor do teu reino. Concede a nós braços que acolhem e ouvidos abertos para o diálogo fraterno. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.