Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Cultos Ecumênicos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Joinville-SC

14/06/2011


“Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.” Atos 2.42

De 05 a 12 de junho aconteceu a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC, com o intuito de promover a unidade entre irmãs e irmãos na fé. O lema bíblico foi Atos 2.42 – “Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.”

Em Joinville a Comissão Ecumênica organizou uma Celebração de Abertura no dia 05 de junho, às 19h, na Paróquia da Paz da Comunidade Evangélica de Joinville, da IECLB. Esta celebração contou com a presença do Pastor Sinodal Inácio Lemke o pregador foi o Padre José Irineu Vitor – Coordenador Diocesano da Igreja Católica Apostólica Romana-ICAR. A mesma comissão organizou a Celebração de Encerramento que aconteceu no dia 12 de junho, às 19h, na Paróquia São Sebastião da ICAR. Nesta celebração esteve presente o Bispo da Diocese de Joinville – Dom Irineu Roque Scherer e o pregador foi o Vice Pastor Sinodal Renato Creutzberg.

Nos últimos dois anos a opção foi realizar as celebrações em horários em que as comunidades costumam realizar cultos ou missas e não agendar data e horário especial. A idéia foi proporcionar que as pessoas fossem alcançadas com a mensagem da unidade em seus espaços cotidianos de celebração.

Tanto Pe. José Irineu como P. Renato, em suas pregações, versaram sobre os quatro pilares da unidade vividos pela primeira comunidade cristã de Jerusalém, conforme o versículo lema da Semana de Oração (Atos 2.42):
• Ensinamento dos Apóstolos – é a orientação encontrada na palavra que era comunicada pelos apóstolos;
• Comunhão fraterna – a Koinonia que era sinal importante entre os primeiros fiéis sempre que se reuniam. A partilha e a convivência favoreciam o fortalecimento de seus relacionamentos de amizade;
• Fração do pão – a Eucaristia lembrando da nova aliança que Jesus realizou através de seu sofrimento, morte e ressurreição;
• Orações – a atitude constante de oração é sinal de humildade, gratidão e fé.

Além das celebrações citadas também aconteceram vários estudos em grupos de oração, de mulheres, de homens, de jovens, de reflexão bíblica. Também missas e cultos ecumênicos entre comunidades e paróquias vizinhas na região de Joinville.

P. Marcos Aurélio de Oliveira
Paróquia dos Apóstolos

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br