A celebração ecumênica pela unidade dos cristãos aconteceu dia 22 de maio de 2007, às 19h30min, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau/SC. O culto ecumênico reuniu as Igrejas: Católica Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Sob o tema “Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem, Marcos 7.37”, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos iniciou no dia 20 de maio e encerrou no domingo de Pentecostes, dia 27. Este evento foi instituído pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e promovido, no Brasil, pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). No Vale do Itajaí, esta comemoração é organizada pelo Núcleo Ecumênico, que representa as citadas igrejas-irmãs.
“O tema refere-se à atitude generosa de Jesus Cristo diante das necessidades e dos sofrimentos humanos. Entre as pessoas, há muitas opressões e muitos sofrimentos que nem são comunicados. Outros gritos de nossos irmãos e irmãs, também da natureza, nem são ouvidos. E assim, o egoísmo e a morte, frutos do nosso individualismo, vão destruindo o mundo e a humanidade. Acreditamos que o nosso socorro vem do nosso Deus, Criador e Pai”, explica o padre Raul Kestring, da Diocese de Blumenau.
Para a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat, do Sínodo Vale do Itajaí (IECLB), a caminhada ecumênica é importante, neste contexto, para que juntas as igrejas históricas possam enfrentar os desafios da sociedade atual, bem como, unirem-se em questões teológicas. “O próprio desejo de Deus Pai é que todos sejamos um”.
Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br