As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do
Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.
Textos bíblicos:
Is 52, 7-9 | Como são bem-vindos, por sobre as montanhas, os passos do mensageiro. |
Sl 30 | Transformaste meu luto em dança. |
Col 1,27-29 | Ele quis dar-lhes a conhecer quais são as riquezas e a glória deste mistério dentre os pagãos: Cristo no meio de vós. |
Lc 24,13-36 | E começando por Moises e todos os profetas, ele lhes explicou em todas as Escrituras o que lhe concernia. |
Comentários:
Diferentes Igrejas letãs puderam trabalhar juntas numa caminhada comum de evangelização a partir do programa Percursos Alpha, originariamente lançados pela Igreja anglicana da Santa Trindade de Brompton, perto de Londres. Os letões que abraçaram a fé graças a este programa são abertos ao estudo e ao enriquecimento que podem lhes trazer as contribuições das outras comunidades cristãs. Esta experiência inspirou as seguintes reflexões.
Os discípulos decepcionados, que deixaram Jerusalém para ir a Emaús, cessaram de esperar que Jesus pudesse ter sido o Messias, e se distanciam passo a passo da sua comunidade. Este deslocamento gera separação e isolamento.
Ao contrário, depois do encontro com o Ressuscitado, eles voltam para Jerusalém cheios de esperança e com a mensagem evangélica nos lábios. É esta mensagem de ressurreição que os traz de volta ao coração da comunidade pela comunhão fraterna.
Os cristãos tentam muitas vezes evangelizar num espírito de competição e com a preocupação de encher suas próprias igrejas. A ambição sufoca seu desejo que outros escutem a mensagem evangélica que faz viver. A verdadeira evangelização é ir de Emaús à Jerusalém, passar do isolamento a unidade.