Dia 07 de setembro de 2015 – Segunda-feira
A Consulta iniciou com mensagem trazida pelo Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor P. Friedrich, que convidou as pessoas presentes para viverem estes dias de Consulta como mais uma estação na bonita caminhada da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil com a Igreja Evangélico-Luterana na Baviera. Na meditação de abertura desta Consulta, conclamou para olharem para o Tema do Ano da IECLB em 2015 - “Igreja da Palavra: chamad@s para comunicar!” Chamou igualmente a atenção para o texto bíblico que acompanha o Tema do Ano, que é Lucas 24.17: “Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?”, perguntando por sua vez aos presentes: “Sobre o que nós vamos conversar nestes dias?” Destacou o tema central da Consulta, que será a imigração/migração, tema que coloca grandes desafios para as Igrejas.
Na sequência, participantes da Consulta se apresentaram: delegação da IECLB: Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente; Sr. Ricardo Dalla Barba, Presidente do Concílio; Diácona Ingrit Vogt, Secretária-Geral; Pastor Dr. Romeu R. Martini, Assessor Teológico da Presidência; Pastor Elisandro Rheinheimer, Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Mato Grosso e Pastora Romi Márcia Bencke, Secretária-Geral do CONIC. Delegação da ELKB: Conselheiro-Mor Pastor Michael Martin, Diretor do Setor „Ökumene und Kirchliches Leben” (Ecumene e Vida eclesial) e membro do Conselho de Igreja territorial; Decano Pastor Hans Erhard Stiegler, Vice-Presidente do Sínodo Territorial; Pastor Dr. Andreas Eduard Otto Nehring, Vice-Presidente da Comissão “Weltmission und Ökumene” do Sínodo Territorial); Pastor Hans Zeller, Secretário para a América Latina; Sra. Dorothea Droste, Coordenadora do Setor de Projetos Ecumênicos.
Após as apresentações, o Pastor da Paróquia de Belo Horizonte, Nilton Giese, relatou sobre a realidade em Belo Horizonte e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na e pela Paróquia.
Às 18h o primeiro dia da Consulta foi encerrado com o hino “Deus te abençoe, guarde teu andar.”