Também como desdobramento da eleição do Pastor Presidente de nossa igreja, Walter Altmann, para o cargo de Moderador do Conselho Mundial de Igrejas e Conselho de nossa Igreja aprovou em sua última reunião o cargo de Assistente Ecumênico ao Moderador do CMI. O novo cargo está atrelado à Presidência e será mantido por recursos de igrejas parceiras da comunhão luterana, como Noruega, Finlândia, Suécia e Alemanha.
O Assistente Ecumênico tem como atribuição assistir o Pastor Presidente, teológica e operacionalmente, nas responsabilidades inerentes ao cargo de Moderador do CMI e também acompanhar a discussão dos temas e assuntos que se colocam à ecumene mundial, inclusive refletindo sobre sua incidência ou repercussão na IECLB e, inversamente, sobre possíveis contribuições da IECLB a esse processo.
O cargo está sendo exercido pelo Dr. em Teologia Marcelo Schneider. Formado em teologia pela EST em 1998, Marcelo realizou seu mestrado e doutorado no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação (IEPG), ambas sob a orientação do P. Dr. Gottfried Brakemeier.