Animado pela extraordinária repercussão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2005, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) lança o convite fraterno para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2006, de 28 de maio a 4 de junho.
As ações da Semana serão ainda mais intensas, após a IX Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), realizada em fevereiro, em Porto Alegre.
Será um momento novo no movimento ecumênico brasileiro.
Desde 1966, a Comissão Fé e Constituição do CMI e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica Romana unem-se na promoção do programa da Semana no mundo inteiro.
A cada ano, grupos ecumênicos de diferentes países são nomeados pelas duas instituições para elaborar as sugestões litúrgicas e de reflexão. Os textos são difundidos pelo mundo e em cada país ganham uma adaptação ao respectivo contexto sócio-cultural, fruto da colaboração ecumênica.
Este ano, a escolha e a preparação do tema estiveram a cargo de representantes de igrejas da Irlanda. De lá, a Comissão de Comunicação do CONIC recebeu os textos e adaptou-os à realidade brasileira, com novas atividades e enfoques.
O tema expressa a verdadeira motivação e a razão de ser da Semana: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles
(Mateus 18, 18-20).
No Brasil, o CONIC não só assume a tarefa de adaptar os textos, como trata de coordenar as ações da Semana através de suas igrejas membro, de seus membros fraternos, de suas representações regionais e de denominações religiosas e grupos ecumênicos dispostos a trabalhar pela unidade no território nacional.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um tempo de crescimento na fé, na fraternidade e na transformação social, como experiência concreta de comunhão entre diferentes denominações cristãs. É uma oportunidade não só para a oração comum e para a oração pela unidade em cada igreja, mas também para buscar e acolher mais irmãos e irmãs para que se juntem na caminhada ecumênica.
Em sua persistente missão de acolher e partilhar, o CONIC conseguiu, ao longo de seus 24 anos de existência, tecer uma consistente rede de parceria social entre igrejas, Conselhos de Igrejas e organizações ecumênicas. O organismo ecumênico nacional quer expandir e consolidar ainda mais esta rede.
Intregram o Conic as igrejas Católica Apostólica Romana (ICAR), Católica Ortodoxa Siriana do Brasil (ICOS), Cristã Reformada (ICR), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Metodista (IM) e a Presbiteriana Unida (IPU).
Fonte: Regina Heurich Perondi / ALC