Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Conferência CILCA 2015

Comunhão de Igrejas Luteranas na América Central

02/02/2015

As Igrejas luteranas na Costa Rica, em El Salvador, em Honduras e na Nicarágua formam a Comunhão de Igrejas Luteranas na América Central (CILCA).

Nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2015, representando a IECLB, o Pastor Presidente da Igreja, P. Dr. Nestor Friedrich, participou da Conferência da CILCA, realizada em Manágua, na Nicarágua, em função do intercâmbio entre a ELKB, a IECLB e as Igrejas luteranas da América Central por meio do convênio tripartite.

Representaram os seus países Erick Umaña (Costa Rica), Bispo Medardo Gomez (El Salvador), Pastor Martin Giron (Honduras) e Victoria Cortez (Nicarágua).

A Costa Rica só é conhecida por veranistas, que são atraídos pelo mar para surfar. Já países como El Salvador e Honduras não se destacam na política mundial. Por sua vez, a Nicarágua, há 30 anos, estava na mídia pelo fato de uma ditadura ter sido deposta. Entretanto, nos últimos 25 anos, houve um crescimento de Igrejas luteranas, que, entrementes, têm um importante papel religioso e social nos países de cunho católico.

A Conferência teve como foco questões sobre a renovação do Acordo entre a Igreja na Baviera (ELKB) e a CILCA, mantido desde 1995, e o tema mudanças climáticas bem como as suas consequências.

Atualmente, além dos cartéis de drogas, as Igrejas da América Central preocupam-se principalmente com a situação ecológica. Isto se tornou bem claro em El Salvador, onde as consequências das mudanças climáticas já são sentidas intensamente. Juntam-se a isto doenças e também longos períodos de seca. Por conta disto, os países da América Central exigem dos países industrializados a redução da emissão de CO2 e o auxílio aos países empobrecidos.

Com o aquecimento global em 2ºC, a temperatura em El Salvador elevará em 4ºC, por isso é imprescindível que sejam tomadas medidas ainda nessa década. Os países industrializados deverão ajudar os países subdesenvolvidos. Para isso, é necessária a transferência de tecnologia, além de medidas de adaptação nos países e compensações (indenizações) aos países mais pobres, o que não deve substituir o atual projeto de aprendizagem.


http://mission-einewelt.de/cilca-konferenz-2015/
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br