Nem a forte chuva um bom percurso em estrada de chão batido, impediu que a Comunidade de Serra Grande II, no interior de Três Coroas, RS, recebesse uma visita muito especial no último domingo, 26 de fevereiro. O Pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann; o Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas, Samuel Kobia; o Pastor Primeiro Vice-Presidente e Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Homero Severo Pinto, acompanhados das esposas – Madalena, Ruth e Denise -, bem como o pastor Olav Fykse Tveit, encarregado de relações ecumênicas da Igreja da Noruega; participaram do culto nesta comunidade, que integra a Paróquia de Gramado. O grupo foi calorosamente acolhido pelo pastor Altemir Labes, lideranças e membros da comunidade e paróquia.
Em sua saudação aos presentes o pastor Altmann, eleito moderador do CMI, falou da alegria de estar na Comunidade de Serra Grande II e da importância da Assembléia deste organismo para a vida de nossa igreja, lembrando que todas as pessoas que crêem em Jesus Cristo são membros do corpo de Cristo, com igual dignidade e valor, em qualquer lugar do mundo. Por isso, como a assembléia foi realizada em Porto Alegre, uma capital, o grupo optou pela visita a uma pequena comunidade do interior, demonstrando esta unidade igualdade.
O Secretário Geral do CMI, Samuel Kobia, transmitiu as saudações das igrejas do mundo, contando que a tradição em seu país natal, o Quênia, é que ao se transmitirem saudações, é como se as pessoas todas estivessem pessoalmente presentes. Kobia também lembrou que essa era a primeira visita de Walter Altmann em uma comunidade na qualidade de moderador eleito do CMI e assim agradeceu à IECLB por compartilhar os dons de sua liderança também com as igrejas do mundo, congregadas no CMI. Como sinal de sua visita, deixou com a professora Liana, regente do coral, instrumentista e presidente eleita da Paróquia de Gramado, o livro de culto e cânticos da Assembléia do CMI. A esposa de Kobia, Ruth, expressou sua satisfação por conhecer a comunidade, agradecendo a acolhida e hospitalidade que desfrutou nos dias em que esteve no Brasil.