Uma visita ao Castelo de Wartburg (local onde Lutero traduziu a Bíblia), na cidade de Eisenach, no dia 22 de agosto, estava no roteiro dos integrantes do grupo de estudos da Pastoralkolleg. Do grupo da IECLB, que tem representantes dos 18 Sínodos, participa a nossa Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer, que envia as notícias deste intercâmbio, que iniciou no dia 14 de agosto e se estende até o dia 30.
De 23 a 25 a comitiva está em Wittenberg, onde tem sob sua responsabilidade uma tenda da Federação Luterana Mundial. A programação está a cargo do grupo da Pastoralkoleg Hannover, com meditações diárias pela manhã e no final da tarde, durante o dia há estudo bíblico, hora do canto, da música, reflexões sobre os 500 anos da Reforma, debate sobre a realidade brasileira, vídeos, entre outras atividades.
A Pa. Tânia e o P. Marcos Bechert concederam uma entrevista na Tenda Ecumênica, falando sobre o papel da Igreja no contexto político social, bem como da mulher na Igreja. Quando perguntada sobre qual sua função como Pastora Sinodal, a Pa. Tânia também pode destacar a importância do trabalho das mulheres na Igreja e na sociedade, sem esquecer de mencionar que existem dificuldades, mas também avanços e trabalho conjunto.
No final do dia 25 a programação em terra alemã prevê viajem a Berlim, onde o grupo participará de um culto no domingo.