As igrejas e organizações membros do Conselho Latino-Americano de Igrejas – Regional Brasil estiveram reunidos em Assembléia Geral nos dias 17-19 de março em Londrina/PR.
O secretário regional do CLAI-Brasil Rev.Luiz Caetano Grecco Teixeira apresentou relatório em que destaca o trabalho em redes, que integra diversos programas e otimiza recursos humanos e materiais. Deu especial destaque ao Fórum Ecumênico do Brasil, a Rede Evangélica Nacional de Ação Social, a Rede Evangélica de Solidariedade (ação junto a pessoas soropositivas e prevenção à AIDS), a Rede Fale e Ore, a Frente Evangélica de Integração Social (apoio ao Programa Fome Zero) e a Rede Evangélica Jubileu da Terra (sobre meio-ambiente e biotecnologia). Destacou também que o Governo do Presidente Lula convidou a Secretaria Regional para colaborar em três iniciativas: escolha de um representante evangélico no Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção; uma consulta sobre Atividades de Inteligência e para iniciar um processo de reflexão nas Igrejas Evangélicas sobre temas como biodiversidade, biotecnologia e meio-ambiente. O CLAI-Brasil ainda participou ativamente do Movimento Ética na TV, que atua junto às grandes empresas incentivando-as a não manter publicidade em programas de incentivo à violência, a pornografia ou que promovam a exposições ridículas de pessoas.
O Rev. Israel Batista (Secretário Geral do CLAI) também esteve presente e provocou a Assembléia para a reflexão sobre o tema: Reconfiguração do trabalho do CLAI-Brasil, a partir de perguntas como: Qual nosso enfoque atual? Qual o impacto das manifestações e ações do CLAI nas comunidades das igrejas e organizações membros do CLAI? Como descentralizar as atividades da Secretaria Regional?
Eliana Rolemberg (IECLB/CESE) destacou os avanços do CLAI-Brasil na Coalisão Ecumênica para participação no Fórum Social Mundial, na organização da Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas em Porto Alegre para 2006 e no apoio a temas como Ecumenismo, Direito e Paz. Mas ressaltou que “Nós temos consciência que mais importante do que destacar o Brasil com esses eventos é destacar a importância da América Latina”.
Como proposta de encaminhamento, a Assembléia teve como consenso que o CLAI-Brasil precisa ajudar as igrejas ecumênicas a permanecerem ecumênicas. Existe uma forte tendência nas igrejas para o recolhimento. “O Clai precisa nos ajudar a trabalhar dentro das nossas igrejas para desenvolver um conceito mais amplo de missão , mais amplo de ecumenismo e de salvação. Esses temas não podem ficar no limitado horizonte confessional, pois a mensagem do Evangelho não se esgota em nenhuma organização eclesial.”, concordaram os e as participantes.
A Assembléia Regional do Clai teve também eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal. Foram reeleitos como presidente Dom Mauricio J.A. de Andrade, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Brasília/DF e como vice-presidente o Pastor Bruno Giese, da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil/Pato Bragado/PR. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Rev. Leontino Farias do Santos (Igreja Presbiteriana Independente), Pastora Neusa Teztner (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e CEBEP) e o Rev. Gerson Urban (Igreja Presbiteriana Unida).
Fonte: P. Nilton Giese