A Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou, em 30 de outubro de 2017, Sessão Solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana. O proponente da solenidade foi o vereador Rodrigo Mattos, presidente da casa legislativa. Na abertura do evento, Mattos ressaltou a relevância da Reforma Protestante para diversos setores da sociedade. Em seguida, entregou uma placa em homenagem à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Juiz de Fora, que foi representada por Adriano Adão da Rosa, Barbara Rossi Munck dos Santos e Jonas Roos.
Após a entrega da homenagem, abriu-se a tribuna para discursos. Inicialmente, Jonas Roos, doutor em Teologia e professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, proferiu sua fala, enfatizando que a Reforma foi teológica, mas teve consequências políticas e culturais bastante amplas. Em seguida, Barbara Rossi Munck dos Santos, vice-presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Juiz de Fora, discursou, expressando a história dos 155 anos de presença luterana na Manchester Mineira. Por fim, o P. Valci Sering, ministro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, comentou o texto de Romanos 3.21-26 e 28, passagem fulcral para o reformador Martinho Lutero.
A Sessão Solene contou com a participação de membros das igrejas da cidade e integrou o conjunto de eventos comemorativos dos 500 Anos da Reforma Protestante.