Lideranças de quatro igrejas de Blumenau reuniram-se para agradecer pelo amor que cura. A celebração fez parte do Dia Nacional de Ação de Graças e aconteceu na Comunidade Luterana Blumenau Centro, no dia 24 de novembro, promovida pelo Núcleo Ecumênico de Blumenau.
O bispo Dom Rafael Biernaski dirigiu a pregação a partir da Parábola do Bom Samaritano. Ele apontou que só é possível dar ação de graças porque Jesus curou o ser humano e ensinou a amar à pessoa próxima. “Na parábola existem cinco personagens. O ferido sou eu e cada um de nós; o samaritano que passa é Jesus, que dá amor, dá a vida; o levita somos nós que não conseguimos ser felizes tentando cumprir todas as normas; somos o sacerdote pensando que somente através do culto nossa vida se transforma; e os assaltantes são os nossos corações que não conseguem amar o próximo, nos deixam orgulhosos e egoístas, cheios de preconceito. Mas tem o samaritano que passa. Deus ama e cuida das pessoas”.
O pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Guilherme Lieven, lembrou que estes momentos de celebrações ecumêmicas testemunham a vocação de Deus para a unidade. “Quando nos encontramos ficamos mais próximos e abraçamos os desafios do ecumenismo. Que o Núcleo Ecumênico de Blumenau continue a inspirar igrejas, comunidades e cristãos e cristãs para o amor ao próximo”, declarou.
O núcleo é um movimento que abrange a região do Vale do Itajaí para promover formação de lideranças, celebrações e reflexões sobre o ecumenismo. É um braço do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e localmente é formado pela Igreja Católica Apostólica Romana (Diocese de Blumenau, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Sínodo Vale do Itajaí), Igreja Evangélica Luterana do Brasil e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Os hinos de louvor da liturgia foram conduzidos pelo Grupo Instrumental da Comunidade Blumenau Centro. O evento foi transmitido ao vivo para a internet e pode ser assistido na Midiateca abaixo.