Dia 31 de outubro foi realizada, em Pelotas/RS, uma Audiência Pública em Alusão aos 500 anos da Reforma Luterana. O evento teve como proponente a vereadora Zilda Bürkle e aconteceu no Colégio Sinodal Alfredo Simon.
Após a abertura oficial do evento, realizado pela vereadora Zilda Bürkle, o diretor do Colégio Sinodal Alfredo Simon, Sr. Volnei Mathias Filho, saudou as pessoas presentes. Dando sequência os representantes das três Igrejas Evangélicas Luteranas da região discursaram sobre o valor da Reforma, a saber:
- Pastor Mário Hartwig, representando a Igreja Evangélica Luterana Independente, falou sobre o contexto histórico de Martim Lutero.
- Pastor Distrital Julio Ribak, representando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, falou sobre o contexto teológico da Reforma.
-Pastora Sinodal Roili Borchardt, representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, falou sobre os impactos da Reforma na atualidade. Enfatizou a questão da educação e da música.
Cada Igreja também convidou um coral para apresentar duas canções. Em nome da IECLB participou o coral da Comunidade São João de Pelotas.
Além dos representantes das 3 Igrejas Evangélicas Luteranas também esteve presente o Arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann que falou da aproximação das Igrejas e da caminhada de algumas atividades em conjunto.
Após o hino Deus é Castelo Forte, entoado por todos os presentes, cada representante da Igreja Evangélica recebeu uma placa em homenagem pelos 500 anos da Reforma.