O Pastor Presidente de nossa igreja foi eleito no final da noite desta quinta-feira, 23 de fevereiro, como o novo moderador do Conselho Mundial de Igrejas, com mandato até a próxima Assembléia do CMI. O moderador é escolhido através de consenso dentre os integrantes eleitos para o Comitê Central da Conselho Mundial de Igrejas. Mesmo que o Conselho Mundial de Igrejas tenha uma estrutura bem diferente da de nossa igreja - arriscando uma comparação- poderíamos dizer que a tarefa e dinâmica de trabalho do moderador se aproxima da desempenhada pela presidência do Conselho da Igreja. Contudo, ao invés de duas ou três reuniões anuais, as reuniões do Comitê Central do CMI acontecem a cada 12 ou 18 meses.A eleição de Altmann para esta importante tarefa junto ao CMI com certeza trará muitos frutos para nossa igreja, projetando o trabalho que é aqui realizado e animando-nos constantantemente com os desafios e conquistas que unem centenas de igrejas cristãs ao redor do mundo.O envolvimento de nosso Pastor Presidente com o movimento ecumênico começou cedo. Aos 19 anos Altmann participou do primeiro evento de cunho mundial como representante jovem (na época, estudante de teologia) da Confederação Evangélica do Brasil na Assembléia de Missão e Evangelismo na Cidade do México, em 1963.
Contudo, no final da década de 50 ele já era membro ativo do movimento ecumênico entre jovens e estudantes.
Formado em teologia e já pastor da IECLB, participou da III Assembléia do Movimento Cristão pela Paz, em Praga, na então Tchecoeslováquia, em 1968, em plena “Primavera de Praga”, posteriormente sufocada pelos tanques soviéticos.Altmann é doutorado na Universidade de Hamburgo, de 1969 a 1972, com uma tese com tema ecumênico sobre o conceito de tradição em Karl Rahner, o eminente teólogo católico influente no Vaticano II.
De 1974 a 1982 Walter Altamnn integrou a Comissão Nacional Católico-Luterana. De 1977 a 1984 foi membro da Comissão de Estudos da Federação Luterana Mundial.Walter Altmann também presidiu, de 1995 a 2001 Presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).
Ele integra, a partir de 2003 o Conselho e o Comitê Executivo da Federação Luterana Mundial, instituição na qual preside a Comissão de Missão e Desenvolvimento. Em outubro de 2002, em Santa Maria do Jetibá, ele foi eleito Pastor Presidente de nossa igreja.